Deputada Caroline de Toni destina emenda para construção da Casa da Acolhida e Casa da Gestante
Durante a tradicional feijoada da Turma das Terças, realizada no último sábado (17), na sede social do Sicoob Credimoc, em Xanxerê, a deputada federal Caroline de Toni (PL) anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 3,5 milhões para a construção da nova Casa da Acolhida Santa Bernarda e Casa da Gestante. A iniciativa beneficiará diretamente o Hospital Regional São Paulo (HRSP) e toda a população da região Oeste de Santa Catarina.
O projeto prevê a reconstrução do atual espaço mantido pelo HRSP, oferecendo uma estrutura completa e acolhedora para familiares de pacientes internados e gestantes que se deslocam de outros municípios em busca de atendimento. O Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, reforçou a importância da obra.
“Muitos acompanhantes, antigamente, acabavam dormindo em carros ou bancos na frente do hospital. Isso acabou quando as Irmãs Franciscanas (que administram o HRSP), adquiram o espaço onde funciona a Casa da Acolhida. Agora, com a nova estrutura, vamos oferecer dignidade, cuidado e segurança a essas pessoas, mantendo hospedagem e alimentação totalmente gratuitas”, explicou.
Além da Casa da Acolhida, o novo prédio abrigará a Casa da Gestante, que acolherá mulheres de toda a região que precisam permanecer em acompanhamento hospitalar antes do parto, evitando o deslocamento frequente e garantindo um ambiente seguro e humanizado. “Elas vão poder ficar lá com o carinho que a equipe do HRSP e as Irmãs Franciscanas oferecem, fortalecendo o compromisso da instituição com a vida”, completou Lunkes.
A deputada Caroline de Toni destacou que o investimento busca transformar a realidade de muitas famílias. “Vamos viabilizar essa estrutura para que as pessoas tenham onde ficar com dignidade enquanto cuidam da saúde dos seus filhos e familiares. É um projeto com impacto social imenso para toda a região.”
Fotos: HRSP