Xanxerê


Xanxerê encerra 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres com ampla participação da comunidade

Por: Sanny Borges 19/05/2025 às 18:02 Atualizado: 22/05/2025 às 01:06

Encerrado às 17h deste domingo (18), o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres realizado no município de Xanxerê foi considerado um marco na preparação e resposta às situações de emergência. Organizado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o simulado teve ações práticas ao longo de todo o dia, envolvendo instituições municipais, estaduais e a comunidade local.

Durante a manhã, o bairro dos Santos Dias foi cenário de um simulado de deslizamento de terra. Todas as forças de segurança estiveram mobilizadas: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Samu e o SAER (Serviço Aeropolicial de Fronteira), além da Defesa Civil Municipal. À tarde, a operação aconteceu tendo a participação da empresa BTA, com a simulação de um acidente envolvendo produtos químicos. Nesta etapa, participaram novamente o Samu, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito e Defesa Civil.

A Prefeitura de Xanxerê teve presença ativa durante todo o exercício, por meio da atuação integrada de diversas secretarias. O prefeito Oscar Martarello acompanhou as ações ao lado dos secretários, que contribuíram com os procedimentos de evacuação, acolhimento e assistência humanitária aos simulados.

O prefeito enfatizou que o simulado serve para testar a estrutura de segurança do município e demonstra maturidade e responsabilidade do Poder Público na preparação para alguma situação de calamidade ou catástrofe. “Esperamos nunca precisar utilizar nosso Plano de Contingência, mas precisamos estar preparados para dar uma rápida resposta caso seja necessário para acolher e abrigar nossa população com segurança.”

O prefeito destacou ainda que o município já finalizou o Plano de Contingência, o qual estabelece diretrizes para prevenir, mitigar e responder a desastres naturais como enchentes e deslizamentos, aprimorando a capacidade de resposta de cada equipe. “Temos mapeados abrigos em todas as regiões do município, para que, em caso de alguma situação de emergência, possamos saber como agir e sermos mais assertivos. O simulado vem para que possamos colocar em prática o que consta em nosso plano e para que cada um saiba o seu papel em caso de desastre”, finalizou Martarello.

Entre as atividades realizadas estiveram o atendimento pré-hospitalar, ações de resgate, salvamento e a evacuação simulada de centenas de pessoas, que foram conduzidas a abrigos temporários. Nestes locais, foram aplicadas ações de abrigamento e distribuição de itens humanitários, em uma operação que envolveu planejamento, agilidade e cooperação.

O coordenador da Defesa Civil de Xanxerê, Ronaldo Luzzi, agradeceu a participação de todos os envolvidos e destacou a importância do simulado. “Encerramos nosso simulado com números expressivos, mostrando a relevância deste treinamento. Foi uma grande mobilização que contou com a presença ativa das instituições estaduais, municipais e, principalmente, da comunidade xanxerense. Este é um exercício fundamental para que a população e todas as instituições saibam como agir no caso de um desastre real.”

Fotos: PMX

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.