Regional de Xanxerê recebe drone de última geração para fortalecer ações de Defesa Civil
A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê agora conta com uma nova ferramenta de ponta para o monitoramento e prevenção de desastres. Durante cerimônia realizada na última quarta-feira (7), em Florianópolis, o governador Jorginho Mello oficializou a entrega de 24 drones DJI Matrice 30T para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e 22 viaturas 4x4 para as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil dos municípios da Grande Florianópolis. A Coordenadoria Regional de Xanxerê foi contemplada com uma das aeronaves remotamente pilotadas, marcando um importante avanço no fortalecimento das ações locais.
Segundo o governador, o investimento visa equipar melhor as estruturas regionais e ampliar a capacidade de resposta a eventos climáticos extremos. “Nós estamos fazendo essa entrega para fortalecer ainda mais as regionais, dando a eles instrumento de fiscalização, de acompanhamento, de supervisão, drones com tecnologia das mais avançadas que a gente tem, para auxiliar na operação toda. A proteção e defesa civil são fundamentais e quanto melhor a gente deixar, melhor para as pessoas”, afirmou Jorginho Mello.
O drone DJI Matrice 30T é referência no setor e conta com câmera térmica, sensores de alta resolução, resistência a condições climáticas adversas e capacidade para mapeamento de áreas de risco, busca e salvamento, monitoramento de cheias e apoio em emergências. O investimento total foi de R$ 1.582.800,00 com recursos próprios da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Para o secretário da pasta, Mário Hildebrandt, os novos equipamentos representam um marco na história da defesa civil catarinense. “Com a modernização dos recursos e a integração entre tecnologia, planejamento e ação territorial, o Estado se prepara para enfrentar, com mais eficiência, os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Os drones ampliam nosso campo de visão, nos ajudam a agir antes da tragédia acontecer e permitem respostas mais rápidas quando o desastre já está instalado”, destacou.
A Coordenadoria Regional de Xanxerê, que abrange 20 municípios do Oeste catarinense, terá a nova ferramenta como aliada estratégica nas ações de campo. O coordenador regional Luciano Peri comemorou a chegada do drone e ressaltou a importância do investimento para a região.
“Esse novo equipamento é fundamental para aprimorar o trabalho de mapeamento de áreas de risco em nossa região. Com o drone, conseguiremos realizar levantamentos mais rápidos, seguros e precisos, o que fortalece não apenas a resposta aos desastres, mas principalmente a nossa capacidade de prevenir e planejar. É um avanço importante para os 20 municípios que integram a regional de Xanxerê”, pontuou.
A iniciativa integra a estratégia do Governo do Estado para fortalecer a atuação descentralizada da Defesa Civil em Santa Catarina, ampliando a autonomia e a capacidade técnica das coordenadorias regionais frente aos desafios climáticos crescentes.
Fotos: DCSC