Prefeitura de Xaxim oferece equoterapia para alunos da Apae e do Centro Teabraço
A Prefeitura de Xaxim segue investindo em políticas públicas inclusivas e uma destas ações é a equoterapia como forma de terapia complementar para alunos da APAE e do Centro Teabraço. A atividade, que alia técnicas de equitação com objetivos terapêuticos e educacionais, tem transformado a rotina de dezenas de crianças e jovens do município.
Atualmente, o Centro Teabraço oferece a terapia para 24 crianças. Já na Apae de Xaxim, outras 43 pessoas são atendidas com a equoterapia, entre elas 20 crianças com idades entre 3 e 6 anos. Todos os participantes seguem um planejamento individualizado, elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.
“As atividades de equoterapia são subsidiadas por meio da Secretaria Municipal de Educação. Importante ressaltar, que a terapia trabalha aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos dos praticantes. Durante as sessões, são realizadas atividades que promovem o reconhecimento do espaço, a interação com o cavalo e a construção de uma rotina terapêutica específica para cada indivíduo. Os exercícios são adaptados às necessidades e aos objetivos de cada participante, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, autoconfiança, comunicação e autonomia”, informa o secretário da pasta, Gildomar Michelon.
Fotos: Ascom