Xanxerê realiza 6ª Conferência Municipal das Cidades
Com o objetivo de construir propostas e diretrizes que reflitam as necessidades e anseios da população de Xanxerê, a Prefeitura de Xanxerê está realizando a 6ª Conferência Municipal das Cidades.
Durante a conferência, busca-se construir propostas que reflitam as necessidades e os anseios da população, visando um desenvolvimento urbano mais justo, inclusivo e sustentável. Nos dois dias de evento, serão elaboradas e votadas propostas tanto de abrangência municipal, como de abrangência estadual e/ou nacional.
Os eixos temáticos da 6ª Conferência Municipal das Cidades são articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento de políticas públicas; gestão estratégica e financiamento; e grandes temas transversais.
Estiveram presentes na abertura do evento, na quinta-feira (3) o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, o secretário de estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, que representou o Governo do estado e foi um dos palestrantes, o secretário de Obras, Transportes e Serviços e membro da comissão organizadora da conferência, Leandro Marzari Silva, o vereador Vinicius Crenonini, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Davi Pinto de Oliveira, o procurador-geral do Município, Pedro Piccini, o secretário de Administração e Finanças, Carlos Peretti, e a secretária de Assistência Social, Fabiana Mascarello.
A primeira noite da conferência contou com as palestras do secretário de estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, que abordou o tema Cidades Resilientes, do doutor em gestão de Design, Jorge Elias Dolzan, que falou sobre Cidades Inteligentes, e do coordenador do Comitê de Crise do CREA-SC, que falou sobre o Comitê de Crise do CREA-SC.
Nesta sexta-feira (4) será feita a apresentação e aprovação do regimento da conferência, apresentação dos eixos temáticos, bem como a inscrição e eleição dos delegados para a etapa estadual.
O secretário de Obras, Transportes e Serviços e membro da comissão organizadora da conferência, Leandro Marzari Silva, destacou que a conferência visa debater entre profissionais do setor, sociedade civil e ente público, temas de interesse comum da comunidade, demandas atuais e futuras, resoluções de problemas e sugestões de melhorias.
“Aqui vamos debater o que de fato é importante para o município no momento, a exemplo do desenvolvimento sustentável, mobilidade, senso comum de melhorias para todos, visando melhorias e buscando pleitear recursos”, finalizou.
Fotos: PMX