Vice-presidente da Amai assina Tratado da Inovação Catarinense
O 2º vice-presidente da Amai e Prefeito de Lajeado Grande, Anderson Bianchi, participou na segunda-feira (17) da assinatura do Tratado da Inovação Catarinense.
O tratado estabelece um alinhamento entre o Estado e municípios para fortalecer o ecossistema de inovação e atrair investimentos, e foi assinado pelo governador Jorginho Mello, em cerimônia que reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários, reitores e lideranças de todas as regiões, na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), em Florianópolis.
Anderson representou a região Amai, acompanhado do agente de inovação, Gustavo Damschi, e do presidente da Acix, Elisio Bonan. O evento foi promovido por meio do programa SC Mais Inovação, executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), em parceria com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Com o documento, os municípios assumem o compromisso de encaminhar às suas câmaras de vereadores projetos de atualização das legislações locais, alinhando-se às diretrizes estaduais de fomento à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
“Já temos 15 Centros de Inovação que ajudam a desenvolver o setor de tecnologia em todas regiões do nosso estado. E agora a nossa meta é fazer com que Santa Catarina seja o primeiro estado do Brasil com 100% dos municípios tendo leis próprias para incentivarmos ainda mais a inovação nas nossas cidades”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O evento foi encerrado com um momento simbólico: a assinatura coletiva do Tratado da Inovação Catarinense pelos prefeitos presentes, reafirmando o compromisso dos gestores municipais com a modernização administrativa, a geração de oportunidades e o uso estratégico da tecnologia.
Fotos: Amai