Rede municipal de ensino se prepara para o retorno às aulas em Xanxerê
O retorno às aulas na rede municipal de ensino de Xanxerê acontece na próxima quinta-feira (6). Os preparativos estão intensos para o início do ano letivo, garantindo uma recepção organizada, eficiente e acolhedora para os alunos. Conforme informações divulgadas pela secretaria de educação, entre as principais ações realizadas, se destacam o planejamento com os profissionais da educação, a promoção de formações pedagógicas continuadas, a aquisição de materiais escolares e pedagógicos, além da compra de merenda escolar de qualidade para atender aos estudantes.
Durante o período de férias, diversas escolas passaram por reformas e melhorias. O CEMEI Pimpolho e a EMEB João da Cruz e Souza receberam pequenas reformas e manutenções, enquanto a obra do CEMEI Cantinho Feliz - Creche do Trabalhador foi finalizada, e agora está pronta para atender à comunidade.
De acordo com informações repassadas ao Tudo Sobre Xanxerê, para este ano, a rede municipal de ensino de Xanxerê espera atender cerca de 4.100 alunos, distribuídos entre 2.300 no ensino fundamental e 1.816 na educação infantil. A rede conta com um total de 22 unidades de ensino, sendo dez escolas e 12 creches. Dentre essas creches, oito oferecem atendimento em tempo integral, enquanto as demais funcionam com turmas em turno parcial.
A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, afirma que as expectativas estão altas para o retorno às aulas, com novidades no setor para alunos e professores.
“Durante esta semana, estão sendo realizadas formações voltadas para temas como o sistema estruturado de ensino, programas de formação para professores, práticas avaliativas, educação ambiental, educação financeira, competências socioemocionais e o componente de computação, visto que são temas contemplados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além dessas formações coletivas, será implementado um projeto piloto para promover a formação das competências socioemocionais diretamente nas Unidades de Ensino, buscando escutar as necessidades específicas de cada escola e creche, desenvolvendo atividades focadas nas habilidades interpessoais conforme as particularidades de cada instituição”, destaca.
Vera também conta que, uma das novidades deste ano é a reestruturação do material pedagógico para as séries finais. Os professores terão acesso à Plataforma Iônica, disponibilizada pelo Sistema de Ensino SIM FTD. Plataforma que oferece metodologias online e cursos de aperfeiçoamento para os docentes, auxiliando no uso otimizado da ferramenta e no aprimoramento do aprendizado dos alunos.
A secretária afirma que, com todas essas iniciativas, a rede municipal de educação de Xanxerê está preparada para proporcionar um ensino de qualidade, inovador e adaptado às necessidades atuais dos estudantes.