Saúde


VÍDEO: como anda sua saúde mental? O papel do Janeiro Branco e o valor do apoio contínuo

Por Jessica Edel
Por: Repórter da Redação 24/01/2025 às 11:33 Atualizado: 30/01/2025 às 21:03

Mesmo com o fim de janeiro se aproximando, os cuidados com a saúde mental precisam ser uma prioridade contínua. O Janeiro Branco, uma campanha dedicada a conscientizar sobre a importância de cuidar da mente, veio para desconstruir preconceitos sobre a busca por terapia e apoio psicológico, incentivando as pessoas a verem esses cuidados como essenciais para o bem-estar.

Pessoas que enfrentam ansiedade, depressão ou outros desafios emocionais precisam de acolhimento, apoio e compreensão, especialmente de seus familiares e amigos. Em momentos de crise, estar cercado por uma rede de suporte é fundamental para fortalecer quem está passando por dificuldades.

Para aprofundar a discussão, o Tudo Sobre Xanxerê conversou com a psicóloga Ana Picolotto, que falou sobre o tema, destacando a necessidade de o abordarmos e acabarmos com o preconceito e os tabus. Ela também destacou como as novas tecnologias e o uso intenso das redes sociais impactam a saúde mental, ressaltando a necessidade de equilíbrio na interação com o mundo digital. Assista:

Busque ajuda 

É importante dar atenção aos sinais; perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, isolamento social, insônia ou hipersonia, excesso ou falta de apetite e baixa autoestima são sinais de que algo pode estar acontecendo. Caso esteja passando por esse momento difícil ou conheça alguém que esteja, busque ajuda.

Em Xanxerê, basta ir até uma unidade de saúde e após a pré-avaliação com um médico, se o caso for moderado a grave, é realizado o encaminhamento ao Caps (que também funciona por demanda espontânea), também é possível buscar ajuda no Centro Integrado de Saúde e o Centro de Valorização à Vida (CVV) com atendimento 24 horas através do telefone 188.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.