Termina hoje o prazo para inscrição no Sisu
Os estudantes têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, e as matrículas terão início em 27 de janeiro.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Calendário de Matrículas
Os candidatos classificados na chamada regular poderão realizar a matrícula até o dia 31 de janeiro. Já aqueles que não forem selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Quem pode participar?
Podem se inscrever no Sisu todos os candidatos que:
Participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, não zeraram a prova de redação, e não concorrem na condição de treineiro.
A classificação ocorre automaticamente com base na média das notas do Enem, e os candidatos disputam vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais.
Passo a passo para inscrição
- Acesse o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior: Na página do Sisu, clique em “Fazer inscrição”.
- Autentique-se: entre com sua conta gov.br ou faça o cadastro, caso ainda não tenha.
- Atualize seus dados: confirme suas informações e preencha o formulário de perfil socioeconômico, necessário para classificação em políticas afirmativas.
- Escolha suas opções: selecione até duas opções de curso e confirme. Após isso, o sistema exibirá a tela “Minha inscrição” com informações detalhadas sobre suas escolhas e classificação parcial.
- Oferta de Vagas
Nesta edição do Sisu, estão sendo ofertadas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Os estados com maior número de vagas são:
- Minas Gerais: 34.049 vagas
- Rio de Janeiro: 28.424 vagas
- Bahia: 22.889 vagas
- Paraíba: 21.268 vagas
Desse total, mais de 68 mil vagas são destinadas ao público-alvo do Pé-de-Meia Licenciaturas, uma iniciativa do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo governo federal, que incentiva estudantes a ingressarem em cursos de licenciatura.
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil