Bombeiros de Xanxerê participam de workshop de combate a incêndio em veículos eletrificados
Os bombeiros militares que atuam em Xanxerê, sargento Felipeto e cabo José, participaram do primeiro workshop realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) sobre combate a incêndio em baterias de veículos eletrificados.
O evento, realizado na quinta-feira (12), reuniu mais de 200 bombeiros voluntários, civis e militares de 12 estados em Mafra, no Planalto Norte catarinense, com a presença do subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.
Segundo o CBMSC, o workshop contou com quatro palestras e quatro demonstrações práticas sobre o combate a incêndios em baterias de íons de lítio automotivas, utilizadas em veículos movidos 100% a eletricidade (elétricos) ou híbridos, com uso de uma bateria menor (carros eletrificados).
“Entre os palestrantes nacionais, destaque-se os militares do estado de São Paulo, que passaram toda a técnica e estudo científico sobre o combate a incêndio nesse tipo de veículo. E também contou com a participação de várias empresas, principalmente aqui um destaque, uma empresa espanhola que fornece essas novas tecnologias para combate a incêndio, tendo em vista a especificidade desse equipamento, que é algo novo e deve ter um cuidado mais especial no seu combate, no seu manuseio e na forma de abordagem das equipes de emergência. O workshop com certeza foi de grande valia e trouxe esse conhecimento e depois, posterior, a aquisição de novos equipamentos para uma eventual situação dessa natureza”, avaliou o sargento Felipeto.
O 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) foi o responsável pelo primeiro evento público com queima de packs de baterias de lítio. E a ação foi possível graças a parceria com a WEG, empresa catarinense representada pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e a empresa holandesa Fire Isolator, por meio da Autarcia Negócios.
Além de Santa Catarina, participaram bombeiros militares, comunitários, voluntários e civis do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Distrito Federal. Também estiveram presentes profissionais da Polícia Científica, pesquisadores, empresários do setor automotivo e especialistas em perícia de incêndio.
Fotos: CBMSC