Segurança Pública


Comandante do Corpo de Bombeiros de Xaxim retorna ao Brasil após período no Japão

Por: Repórter da Redação 04/12/2024 às 08:48 Atualizado: 11/12/2024 às 22:19

O comandante da companhia do Corpo de Bombeiros de Xaxim, Major Nolan, retornou recentemente ao Brasil após participar de um curso intensivo sobre administração de desastres no Japão. O comandante de Xaxim e o comandante de Criciúma, Tenente Coronel Henrique, foram para representar o Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no curso de Gestão de Saúde em Desastres para países latino-americanos, sendo os selecionados para representar o Brasil.  

O evento, que reuniu profissionais de oito países, foi promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A JICA é um órgão do governo japonês dedicado à implementação de Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), visando apoiar o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países.

A formação, que ocorreu entre os dias 1 e 30 de novembro, focou na administração médica em áreas de desastres, abordando eventos adversos comuns no país asiático, como terremotos, tsunamis e tufões.

Durante o curso, o comandante teve a oportunidade de conhecer em detalhes os históricos registros dos desastres naturais no Japão e as medidas adotadas para minimizar seus impactos. “Eles possuem um vasto histórico de registros de eventos catastróficos com alto número de vítimas, o que levou ao desenvolvimento de estratégias extremamente eficazes na mitigação de desastres”, explicou.

O Major Nolan e o Tenente Coronel Henrique se dedicaram a aprender com as experiências japonesas, com o objetivo de implementar sistemas semelhantes no Brasil. “Nosso intuito é trazer essas práticas avançadas para melhorar os atendimentos de desastre em nossa região, formando equipes especializadas para a resposta imediata em eventos dessa natureza”, afirmou o Major.

O treinamento incluiu diversas simulações e estudos de casos, oferecendo uma visão aprofundada das técnicas de gestão e resposta rápida a desastres. Este conhecimento será essencial para a criação de protocolos mais eficientes e para a capacitação contínua das equipes locais de atendimento emergencial.

O retorno dos comandantes representa um avanço significativo para a preparação e resposta a desastres de Santa Catarina. Com a integração das práticas aprendidas no Japão o foco será elevar a eficiência e a eficácia das operações de socorro, protegendo vidas e reduzindo danos em situações de emergência.

Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros


Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.