Xanxerê


Associação Fraterna Laços de Afeto de Xanxerê é reconhecida como Ponto de Cultura

Por Jessica Edel
Por: Repórter da Redação 29/11/2024 às 10:43 Atualizado: 06/12/2024 às 21:58

Em outubro de 2024, a Associação Fraterna Laços de Afeto de Xanxerê recebeu a certificação de Ponto de Cultura. O reconhecimento ocorre após anos de atuação em prol da comunidade, desenvolvendo ações para apoiar famílias carentes no município. A certificação foi concedida pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

A Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) é uma política pública de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que tem como objetivo facilitar o acesso ao fomento cultural no Brasil. 

São certificados como Pontos de Cultura, entidades sem fins lucrativos, que tenham natureza ou finalidade cultural e atuação comunitária. Os Pontos de Cultura contam com apoio financeiro e institucional do Ministério da Cultura, além de poderem se inscrever em editais públicos para obter recursos financeiros.

Foi instituída pela Lei Federal nº 13.018/2014, e tem como objetivos: 

  • Fomentar a inclusão social;
  • Assegurar o exercício dos direitos culturais;
  • Lutar contra o preconceito e a discriminação;
  • Valorizar a diversidade cultural do Brasil;
  • Incentivar o protagonismo social na gestão das políticas públicas culturais;
  • Estimular a participação social nas políticas culturais.


Marivete Brunel Zaffari, presidente da associação, fala sobre a importância da instituição ser reconhecida com a certificação. 

"O reconhecimento da Associação Fraterna como ponto de cultura é de extrema relevância. Ser reconhecida como instituição que promove cultura é importante para a divulgação dos processos culturais regionais e para manter a cultura viva através do resgate e da articulação com outras associações com objetivos afins. É importante ressaltar que abre novos canais para a obtenção de apoios e parcerias financeiras nas três esferas governamentais. Ser ponto de cultura é ser considerado, pelo Ministério da Cultura, apto para desenvolver ações socioculturais na comunidade através de projetos", afirma. 

Sobre a Associação

Fundada em 7 de julho de 2007 em Xanxerê, a Associação Fraterna Laços de Afeto foi criada com o objetivo de desenvolver atividades com famílias em situação de vulnerabilidade social. Durante o desenvolvimento das atividades da associação, a equipe identificou a necessidade de incorporar ações culturais aos objetivos inicialmente definidos. Em 2023, foi realizada uma alteração no estatuto, incluindo novos objetivos culturais e ajustando os códigos CNAE.

A fim de alcançar seu propósito, a Laços de Afeto atua diretamente na implementação de projetos e planos de ação nas áreas de cultura e assistência social. Tem como missão, apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo seu bem-estar, inclusão e desenvolvimento integral, por meio de ações culturais e iniciativas de assistência social. Todos os trabalhos são desenvolvidos por voluntários. 

Atividades desenvolvidas 

Ao longo do ano de 2024, a associação vem desenvolvendo diferentes atividades voltadas a famílias carentes; curso de tricô para mulheres, curso de bordado em tecido, atividades em crochê, oficina sonora com aulas de canto, violão e flauta para crianças e adolescentes, confecção, montagem e distribuição de enxovais para recém-nascidos (famílias em vulnerabilidade social), repasse de benefícios emergenciais (alimentos, roupas de uso pessoal, cama, mesa e banho, calçados, fraldas, etc), brechó solidário e a feirinha de artesanato, realizada na biblioteca do Lar de Jesus, aberta nas terças-feiras das 19h às 20h30 e nos sábados das 15h às 17h.

Os recursos para manter as atividades desenvolvidas pela instituição são obtidos através da venda de artesanatos confeccionados pelas voluntárias, renda dos brechós, doações de terceiros e por meio de projetos aprovados pelo departamento de cultura do município. 

A comunidade também pode ajudar essa causa tão importante. Doações poderão ser entregues nas quintas-feiras, das 14h às 17h, na sede da associação e na terça-feira, das 19h às 20h30, e nos sábados, das 15h às 17h. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 9 9911-1936 (Marivete) e 9 8804-1374 (Rubia).

Fotos: Divulgação/Laços de Afeto


Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.