Comunidade se une em mais uma edição do Dia D de doação de sangue em Xanxerê
Nesta terça-feira (12) está sendo realizado mais um mutirão de doação de sangue em Xanxerê. A ação acontece através da Secretaria de Saúde, em parceria com Hemosc Chapecó, das 8h às 17h, no Bloco H da Unoesc. A tipagem a ser captada será O+, O-, e A +, A-.
O TSX esteve acompanhando de perto a movimentação de doadores e, de acordo com a agente de saúde, Maiara Cristina Ribeiro, cerca de 100 pessoas realizaram o cadastro para poder doar sangue neste Dia D, porém, ainda é possível encaixar novos doadores na ação.
Sabrina Rita Francia é doadora há dois anos, uma atitude passada de geração para geração.
“O meu pai é doador já faz uns 30 anos, então ele sempre me incentivou. E eu vejo no sentido de que, enquanto eu não precise receber, de me doar de alguma forma para outras pessoas. É muito gratificante. Quando a gente vai num hospital e vê quantas pessoas precisam, o que a gente está fazendo hoje se torna muito mais gratificante”, afirma.
Maiara reforça a importância da ação. “Nós temos o Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, que atende muitos municípios aqui da região Amai. São feitas muitas cirurgias, cirurgias de grande porte, como as cardíacas, então sempre é necessário ter disponível o sangue, a bolsa de sangue para esse paciente estar recebendo. Então é muito importante, a doação salva vidas e nós temos o poder de ajudar o próximo”, explica.
Doe sangue, salve vidas
- Há alguns requisitos para poder realizar a doação:
- Deve estar alimentado;
- fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
- ter repousado bem na noite antes da doação;
- estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- pesar acima de 50 kg; ter idade entre 18 e 69 anos;
- doadores de 16 e 17 anos, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos. É necessário apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista.
- Quem quiser fazer a doação, não pode ter ingerido bebidas alcoólicas e nem ter feito uso de entorpecentes nas últimas 12 horas;
- não pode estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
- não pode ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
- não pode ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 6 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
- não pode ter diabetes;
- não pode estar grávida, nem com suspeita de gestação;
- não pode estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
Caso não consiga doar sangue neste Dia D, esteja atento às ações da prefeitura juntamente com a Secretaria de Saúde. Ao longo dos próximos meses, novas ações para doação de sangue serão realizadas.
Fotos: Jessica Edel/TSX