Começa nesta quinta o brechó da Associação Fraterna Laços de Afeto em Xanxerê
Nesta quinta-feira (7) e na sexta-feira (8) acontece a 14ª edição do Brechó beneficente da Associação Fraterna Laços de Afeto, em Xanxerê. O brechó está sendo realizado na sede da associação, na rua Marechal Floriano Peixoto, número 179, fundos do Lar de Jesus (próximo ao Colégio Costa e Silva). O horário de funcionamento hoje é das 8h às 19h30, já amanhã, será das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia.
Estão sendo comercializadas peças novas e seminovas, com preços acessíveis a partir de três reais, entre roupas, calçados, acessórios femininos, masculinos e infantis. Também são comercializados utensílios domésticos, itens de cama, mesa e banho, até brinquedos. Marivete Brunel Zaffari, voluntária e presidente da ONG, fala sobre a comercialização de itens de qualidade a um preço acessível e como isso é importante para a comunidade.
“A gente precisa ganhar com o brechó, mas nós também temos o objetivo social do brechó, que não é só para fins financeiros. O nosso brechó também tem a questão social, que a gente quer que os produtos cheguem nas famílias, que elas possam aproveitar um preço bem acessível. Produtos de excelente qualidade por um preço acessível. Que elas também tenham aquele prazer de vir aqui, de olhar o produto, de escolher aquilo que elas querem”, relata.
Sobre o brechó
A primeira edição do brechó solidário da associação aconteceu no dia 6 de abril de 2019 e foi uma ampliação do trabalho já existente. Quinzenalmente era realizado brechó interno para as famílias assistidas pela associação.
Com essa ação, outras pessoas procuravam a associação com interesse em adquirir roupas e utensílios por um preço acessível. Diante da demanda, a diretoria decidiu realizar um brechó para a comunidade, pois recebia um número significativo de doações e havia a necessidade de arrecadar recursos financeiros para manter as atividades.
“Atualmente a associação está com curso de canto e violão para crianças e adolescentes, é gratuito. Também há o curso de bordado para as mulheres, a gente tem os enxovaizinhos confeccionados pelas voluntárias. Estamos pensando em ampliar a questão de cursos, a gente está vendo a necessidade, e precisamos de dinheiro, porque a gente tem que pagar o instrutor. Algumas pessoas são voluntárias, mas a gente não consegue manter só com as voluntárias. Então esse dinheiro do brechó a gente utiliza nessas situações”, explica.
Doações
Todos os itens comercializados no brechó foram doados pela comunidade e passaram por uma triagem realizada pela equipe de voluntárias da associação.
Quem tiver itens para doar, pode entregar na sede da associação nas quintas-feiras, das 14h às 17h, nas terças-feiras, das 19h às 20h30, e no sábado, das 15h30 às 16h30.
As ações da associação podem ser acompanhadas através do site - https://lacosdeafeto.org.br/
Fotos: Jessica Edel/TSX