Fortes chuvas causam estragos em São Domingos e região
Entre a noite de quarta-feira (6) e a madrugada desta quinta-feira (7), o Oeste de Santa Catarina foi atingido por chuvas intensas e volumosas, com destaque para o município de São Domingos, que sofreu sérios danos devido à enxurrada e inundações. Os bairros mais afetados foram São José, Ari Bortoli, Centro e Linha Santo Antônio, onde diversas residências foram invadidas pela água. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão atuando no resgate de vítimas e no levantamento dos danos para possíveis medidas emergenciais.
O intenso volume de precipitação registrado entre 23h e 1h30min causou enxurradas que invadiram rapidamente às casas em alguns bairros. O Corpo de Bombeiros Militar informou que foram realizados 16 resgates, incluindo idosos e crianças, que precisaram ser retirados com urgência das residências alagadas. Para atender à grande demanda de ocorrências, a corporação enviou reforços, dado o volume de atendimentos simultâneos.
Até o momento, mais de 20 casas foram diretamente afetadas pelas águas. A Defesa Civil de Santa Catarina, juntamente com a Defesa Civil Municipal e a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, está realizando o levantamento dos danos na cidade e pode decretar situação de emergência nos próximos dias.
Abrigos foram preparados para acolher possíveis desabrigados, mas, até o momento, as pessoas afetadas têm sido conduzidas para as casas de parentes e amigos.
Volume de chuva e danos
Embora ainda não haja um registro oficial da quantidade exata de chuva, devido à falha do pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em São Domingos, estimativas a partir de pluviômetros manuais indicam que a precipitação foi excepcionalmente alta, chegando a ser registrado até 150 milímetros de chuva em poucas horas em um ponto da cidade, enquanto em Xanxerê, cidade próxima, o total foi de 37 milímetros.
Além de São Domingos, outros municípios da região, como Abelardo Luz e Itapiranga, também enfrentaram alagamentos em residências.
Ação da Defesa Civil e orientações à população
A Defesa Civil de Santa Catarina reforçou a importância de evitar o trânsito por áreas alagadas e de se manter informada sobre os alertas meteorológicos. A recomendação é que a população busque orientações sobre o comportamento das chuvas e os riscos de desastres por meio dos canais oficiais de comunicação e em caso de emergência acione o 199 (Defesa Civil) ou o 193 (Corpo de Bombeiros).
O órgão alertou também sobre a existência de vários pontos com lama e água na pista na SC-480, entre Xanxerê e São Domingos.
Fotos e vídeos: Divulgação Defesa Civil