Geral


Defesa Civil realiza simulado de evacuação na Usina Hidrelétrica Quebra Queixo em Ipuaçu

Por: Sanny Borges 06/11/2024 às 16:20

Nesta quarta-feira (6), foi realizado o simulado interno e externo de evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) da Usina Hidrelétrica Quebra Queixo, localizada entre os municípios de Ipuaçu e São Domingos. O exercício envolveu a participação da comunidade local em uma simulação de evacuação real, promovendo a conscientização e a preparação para situações de emergência.

A Defesa Civil Municipal de São Domingos atuou com apoio direto na evacuação, colaborando com a orientação da comunidade e garantindo que o processo transcorresse de forma organizada e segura. O Coordenador Regional de Defesa Civil, Luciano Peri, esteve presente como observador e avaliador do simulado, que integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, em conformidade com a Lei Federal nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens.

Realizado pela Companhia Energética Chapecó, com o suporte da Geometrisa Serviços de Engenharia Ltda., o exercício testou o sistema de alarme, rotas de fuga e pontos de encontro. Com o uso de sirenes e placas orientativas, a comunidade do Ponto de Encontro 01, na Linha Barão, interior do município de São Domingos, pode praticar o procedimento de evacuação, orientados pelas equipes da Defesa Civil, possibilitando assim uma resposta rápida e coordenada em um cenário de risco reais.

Esse tipo de treinamento reforça a cultura de prevenção e segurança, preparando tanto a população quanto as equipes de resposta para agir de maneira eficiente em situações de emergência, garantindo a proteção da comunidade e a eficácia dos planos de contingência.

Fotos: DCSC

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.