Comunidade


Comemoração do mês do Idoso no Centro de Convivência de Xanxerê tem várias atividades especiais

Por: Repórter da Redação 21/10/2024 às 10:17 Atualizado: 28/10/2024 às 23:10

Em Xanxerê, o mês de outubro é marcado por uma série de atividades e eventos especiais no Centro de Convivência do Idoso. Com foco em saúde, qualidade de vida e socialização, o centro, que existe desde 1997, proporciona momentos de muita alegria e aprendizado para a terceira idade do município, reunindo mais de 300 idosos nas diferentes ações desenvolvidas.

Entre as atividades, os tradicionais bailinhos semanais trazem música e dança, revivendo memórias e criando novas. Os jogos e as rodas de conversa promovem a interação e a troca de experiências entre os participantes, fortalecendo os laços comunitários, e nas quintas-feiras, a tarde do sorvete permite a confraternização e o ato de reviver e criar novas memórias. Ainda, são realizadas diversas atividades para os variados gostos; esportes, artes ,como a dança e o teatro, além do artesanato com aulas de crochê, bordado e tricô.


Além dessas atividades regulares, este mês contou com palestras sobre saúde e qualidade de vida, onde especialistas abordaram temas relevantes para o bem-estar dos idosos. As palestras ofereceram informações valiosas sobre prevenção de doenças (como as cardíacas e o câncer de mama), nutrição e práticas de exercícios físicos, incentivando um estilo de vida saudável.

Vivendo novos desafios

Entre a gama de atividades desenvolvidas no centro, os idosos são desafiados na arte e no esporte. Há três grupos de danças que se preparam também para o festival de dança de Piratuba, que acontece todos os anos de 4 a 8 de novembro na cidade doo Oeste catarinense. Entre os estilos estão dança country, pau de fita, gaúcha e dança cigana. A turma de artistas se mantém dedicada com ensaios todas as segundas e quartas-feiras. 

Há também um grupo com dez idosas que está preparando uma dramatização das enchentes no Rio Grande do Sul que também será apresentada no festival.  


No âmbito esportivo, os jogos de bocha, truco, canastra e dominó são levados a sério, pois os participantes, de ambas as categorias, feminino e masculino, competem nas modalidades durantes os jogos municipais que acontecem desde a primeira semana de outubro. Os vencedores desses jogos se classificam para a etapa regional, que será realizada em março de 2025, e o estadual, que acontece em maio do mesmo ano. 

A coordenadora do Centro de Convivência Conviver, Terezinha Matiello avalia a importância dessas atividades.

“É uma oportunidade que talvez eles não tiveram na época de infância, adolescência, menos ainda, e na juventude e depois na vida normal, eles só trabalharam a maioria desses idosos. Tiveram uma vida sofrida na roça, que a maioria dos nossos idosos aqui vieram de outros municípios, mas que trabalhavam na roça, né? Então, hoje eles estão aqui para aproveitar esse momento... sempre digo, vamos aproveitar os momentos que a vida oferece para nós. A vida é curta, mas se nós soubermos aproveitar, com certeza ela vai ficar mais longa”, comenta. 

Este mês especial reafirma a importância de valorizar e cuidar dos nossos idosos, celebrando suas vidas e contribuições. As ações desenvolvidas pelo Centro de Convivência do idoso são gratuitas e permitem momentos de descontração e cuidados com o bem-estar da melhor idade. 

Fotos: Divulgação/Jessica Edel TSX



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.