Cometa do Século é fotografado no céu de Xanxerê
O jornalista e morador de Xanxerê, Juliano Arno, conseguiu registrar a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), conhecido como o “Cometa do Século”, pela cidade na noite do último sábado (19).
Ele conta que ficou cerca de 30 dias tentando encontrar o corpo celeste e utilizou um aplicativo chamado Stellarium para achar sua localização.
"Foi incrível presenciar a passagem do cometa. Fiquei alguns dias tentando observá-lo, mas sem sucesso. Na noite de sábado consegui descobrir sua localização correta e foi muito legal. Para uma melhor visualização, recomendo um local com pouca iluminação", descreveu Arno.
Para registrar o momento ele contou com a ajuda da namorada, Suellen Gabrielli, e eles conseguiram realizar os registros com um celular: "Utilizei uma exposição de 10 segundos", conta. O registro foi feito por volta das 19h30.
O cometa pôde ser visto em outras partes pelo céu do Brasil neste mês de outubro e ele só deve passar pela Terra novamente em 80 mil anos. No entanto o apelido de Cometa do Século foi dado devido ao seu brilho, comparável ao do cometa Hale-Bopp, que atingiu uma magnitude semelhante em 1977, tendo sido um dos mais brilhantes do século 20.
O C/2023 A3 foi descoberto em 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan e confirmado pelo sistema ATLAS - Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System.
Fotos: Juliano Arno