Comunidade


Último dia de Faex Energy é marcado pelo entusiasmo do público jovem

Por: Repórter da Redação 18/10/2024 às 11:20 Atualizado: 25/10/2024 às 00:59

Nesta sexta-feira (18), no terceiro e último dia de Faex Energy, acontece o Open Energy Day, uma programação que tem como objetivo levar conhecimento e inspirar a nova geração sobre as oportunidades no setor de energias renováveis. Cerca de 150 alunos participam da feira neste dia.

Com conteúdos abordados por dois palestrantes de Xanxerê, Silvio Fiorentin Neto e Guilherme Rech, a ideia do evento é atrair a atenção dos jovens, em sua maioria do terceiro ano do Ensino Médio, que estão indo para o mercado de trabalho. 

A primeira palestra do dia, começou às 8h45 e contou com a vasta experiência e conhecimento do professor Silvio Fiorentin Neto — licenciado em física pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e mestre em Astrofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). 


Conforme o professor, o principal objetivo do conteúdo abordado por ele na palestra “A descoberta e o desenvolvimento da produção de energia fotovoltaica”é popularizar o conhecimento sobre o desenvolvimento do efeito fotoelétrico e mostrar aos jovens como a ciência se aplica no dia a dia com o surgimento de novas tecnologias, como a que transforma a luz do sol em energia elétrica.

 “A minha principal fala é no sentido de mostrar que a ciência é uma construção coletiva da sociedade. [...] O trabalho é feito por muita gente, então desde a descoberta até a produção dessas placas, são mais de 100 anos. É toda uma cadeia envolvida, e o principal objetivo é que o estudante perceba que é através da ciência que a gente consegue modificar a nossa própria realidade”, comenta Silvio. 

O segundo palestrante do dia, foi Guilherme Rech, que, pelo terceiro ano consecutivo, compartilha conhecimento na feira. O xanxerense, atua há 12 anos no setor de energias. Guilherme é sócio da Trivium Participações, holding que detém as empresas: Voltaic Brasil, Voltaic Energy, Quadro Chave, Green Sun Geração de Energia, Us In Participações e Vmove Mobilidade.


Ele falou sobre as oportunidades do mercado de trabalho de energias, desmistificando que, para atuar na área, precisa ser somente formado em engenharias, destacou a importância de outros setores, como contábil, financeiro e recursos humanos, para assim, atrair a atenção de mais jovens.  

Guilherme também destaca outro setor que permanece em constante crescimento no mundo todo: inteligência artificial. Esse é um assunto que tende a despertar o maior interesse por parte dos jovens, que estão mais ligados à área tecnológica. 

“Então, hoje, engenharia de prompt está muito em alta, IA Hunter, que são os caçadores de IA dentro das empresas. Isso está crescendo de forma absurda. Porque isso é o que mais vai ter necessidade agora. Às vezes eu tenho um colaborador que está subaproveitado dentro da empresa porque ele está afogado de trabalho, e eu coloco uma inteligência artificial que consegue fazer todo esse trabalho chato, esse trabalho demorado dele, e assim, eu consigo liberar um colaborador muito bom para fazer coisas que dão mais lucratividade para a empresa”, diz.

O jovem Victor da Silva, de 17 anos, quando questionado sobre suas expectativas para o mercado de trabalho, afirmou que pretende ser empresário e a feira o fez enxergar a energia renovável como um mercado promissor. O estudante falou de sua perspectiva sobre os conteúdos abordados neste Open Energy Day.

“É um tema muito interessante e também bem inovador e bastante atual. Para nós que estamos finalizando o Ensino Médio, é importante a gente ter conhecimento dessas áreas, principalmente na questão de energia solar, hidrelétrica, biomassa, hidrogênio verde, e também da IA que é um tema bem relevante, atual, que pode nos ajudar a construir o nosso futuro e também a ingressar no mercado de trabalho”, disse o estudante.

Fotos: Jessica Edel/TSX


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.