Policiais militares participam de treinamento em Xanxerê
A rotina de policiais militares vai além de preservar a ordem nas ruas. De forma constante e necessária, são realizadas capacitações e, anualmente, policiais de Santa Catarina passam por um treinamento cujo objetivo é preparar os militares para atuar em diferentes situações de serviço.
Durante a última semana, o 30º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira em Xanxerê iniciou a revitalização dos policiais militares, uma atualização do conhecimento necessária para o exercício das atividades. O termo “revitalização” utilizado no meio militar, se refere ao treinamento de táticas policiais para garantir maior segurança em suas ações. O programa começou em agosto e será desenvolvido até final do mês de novembro de 2024.
A primeira fase é a teórica, é dividida em duas turmas, e está sendo realizada nesta quinta-feira (17) na sala de aula do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê. A próxima fase, prática, ocorrerá nos próximos dias e em duas turmas, mas ainda não há uma data definida.
As disciplinas contempladas ao longo da capacitação incluem documentos operacionais, técnicas de polícia ostensiva, tiro policial e legislação de trânsito e institucional. O curso tem 20 horas de treinamento.
O Major PM Neivo Risson, subcomandante do 30º Batalhão de Polícia Militar de Xanxerê, destacou a importância do treinamento.
“Mantém a tropa atualizada em relação ao planejamento institucional, adequando as ações do efetivo ao plano de comando. É o momento de treinar e atualizar as técnicas operacionais já utilizadas pela instituição, pois toda a atuação da polícia militar é pautada em doutrina, com os atendimentos específicos regrados em procedimentos operacionais padrão.”
Ele ainda destaca que o aprimoramento da tropa têm como impacto o “melhor atendimento para a sociedade, com melhores resultados em menor tempo resposta”.
Foto: Jessica Edel / TSX