Comunidade


Faex Energy chega a 3ª edição com grandes expectativas para o mercado de energias renováveis

Por: Repórter da Redação 16/10/2024 às 10:40 Atualizado: 23/10/2024 às 16:19

Iniciou nesta quarta-feira (16) mais uma edição da Faex Energy, em Xanxerê. O evento, que traz inovações em tecnologia, produtos e serviços que fortalecem o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, está em sua terceira edição e acontece durante os dias 16, 17 e 18 de outubro na Casa do Chef. 

Com o objetivo consolidar-se como referência dentro do cenário nacional e da América do Sul no setor de energias renováveis, a feira é idealizada pela Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), com o apoio da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) - ABRAPCH, Associação Gaúcha de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas (AGPCH) e da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc). 

A abertura oficial do evento aconteceu durante a manhã desta quarta-feira e contou com a presença de autoridades, imprensa, investidores e expositores. Ao longo de três dias de feira, haverá palestras e paineis abordando as diferentes formas de energias renováveis e seus impactos para a sociedade. 

“Temos os cinco tipos de energias renováveis do nosso país. Temos aí a hídrica, a eólica, o biogás, a solar e o hidrogênio verde. Todos aqui representados através das suas associações, por meio de palestrantes e expositores”, fala o presidente da Acix, Romeu Meneguzzi.

Ainda, de acordo com Romeu, a expectativa é receber cerca de 2 mil visitantes, entre empresários e investidores, não somente da região Oeste, mas de todo o país, que vêm até Xanxerê para conhecer mais sobre o setor e investir. 

A feira traz impactos positivos para o município, o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello (PL), fala sobre sua importância para a comunidade xanxerense: 

“Eu avalio essa feira de uma forma muito positiva, muito grandiosa. Ela, tanto a feira quanto a Associação Empresarial, tem sido a locomotiva de todo o empreendedorismo que acontece em Xanxerê, desse fomento, dessa inspiração para as pessoas acreditarem em investir. Para quem está investindo, investir mais ainda. E quem nunca investiu, investir pela primeira vez, passar a ser um empreendedor. Isso traz conhecimento para a Xanxerê, nas palestras, nos cases, negócios onde gera muito resultado, inclusive impostos que vêm para o município, e sustentabilidade, que são energias renováveis. Então é um momento muito importante que Xanxerê vive”, destaca o prefeito. 

Representando o governador Jorginho Mello (PL), o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Silvio Dreveck esteve presente na abertura do evento e falou sobre a importância do crescimento do setor em Santa Catarina. 

“Santa Catarina está crescendo acima da média. Ou seja, no primeiro semestre deste ano, o Estado cresceu 4,2% do PIB, o dobro do Brasil. E com isso geramos 115 mil novos empregos. Esta feira tem muito a ver com esse crescimento de Santa Catarina. Por quê? Porque o setor energético precisa acompanhar o desenvolvimento. O governador Jorginho Mello decidiu de investir no setor energético mais de 4, aproximadamente R$ 5 bilhões, sendo que 570 milhões para pequenas hidrelétricas, PCHs e CGHs, através de uma compensação do ICMS, através da Celesc, para construir linhas de transmissão e também subestação.”

O secretário ainda destaca os impactos que o setor têm na comunidade: “vai oportunizar muitas empresas, PCH e CGH, fazer essa conexão com a rede de transmissão, que automaticamente vai gerar riqueza, vai gerar emprego, vai gerar renda. E esta feira aqui em Xanxerê, ela é uma feira que, além da exposição de produtos, Xanxerê produz produtos para o setor energético de uma forma verticalizada, ou seja, da primeira peça até o final. E isso é inédito no Brasil”, destacou o secretário.

Confira a programação completa dos três dias de evento:   



Fotos: Divulgação / Jessica Edel  / TSX

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.