Defesa Civil divulga novo relatório dos municípios afetados pela chuva de sexta-feira (20)
Na manhã da última sexta-feira (20), a região Oeste de Santa Catarina enfrentou fortes vendavais e chuvas intensas, impactando vários municípios de forma pontual. As rajadas de vento superaram os 60 km/h, com destaque para Xanxerê e Novo Horizonte, onde foram registrados 65,5 km/h.
A chuva se concentrou em um curto espaço de tempo, resultando em acumulados significativos em apenas seis horas: Ponte Serrada com 45 mm, Xanxerê com 40 mm, Galvão com 37,4 mm e Xaxim com 35,4 mm, segundo dados do INMET, Epagri Ciram, CEMADEN e pluviômetros locais.
A tempestade deixou cerca de 8.439 unidades consumidoras sem energia elétrica, afetando principalmente os municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Ponte Serrada, Vargeão e Xanxerê. Até o momento, sete dos 20 municípios atendidos pela regional de defesa civil em Xanxerê foram diretamente afetados.
Situação nos municípios afetados:
Abelardo Luz: 45 pessoas afetadas, com 25 residências danificadas. A Defesa Civil está realizando vistorias e entregando lonas para cobrir telhados, principalmente nos bairros São João Maria e Alvorada e nas linhas Três de Novembro, Indianópolis, 25 de maio e Canhadão.
Ipuaçu: 32 pessoas afetadas e nove residências danificadas. As vistorias estão em andamento, com entrega de lonas nas áreas do Centro, bairro Cristo Rei e Linhas São Francisco e São João e aldeias Pinhalzinho, Olaria e Sede da TI Xapecó.
São Domingos: danos em uma edificação rural e queda de árvore que obstruiu a SC-480, já removida.
Vargeão: 25 pessoas afetadas, três residências danificadas e queda de árvore na BR-282. Dnit e PRF foram acionadas para realizar a liberação da via. Também foram registrados danos em cabos elétricos de comunicação, telefonia e internet em todo o município, onde as equipes iniciaram o restabelecimento dos serviços. A Defesa Civil realiza as vistorias nos locais afetados e a entrega de lona para minimizar os danos aos afetados diretamente.
Galvão: registrou destelhamentos em residências e está em levantamento dos afetados e das edificações danificadas. Até o momento, uma casa e um comércio foram atingidos. No interior foram registrados danos de maior intensidade, com óbito de animais (gado). A Defesa Civil continua a prestar apoio e a entregar lonas.
Faxinal dos Guedes: 10 pessoas afetadas, com danos em três residências e dois prédios públicos.
Novo Horizonte: duas pessoas afetadas, com uma residência destruída pela queda de um eucalipto. O Corpo de Bombeiros já atuou no local para a remoção da árvore.
As equipes das defesas civis municipais, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Santa Catarina estão mobilizadas para atender os afetados e realizar o levantamento dos danos. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil mantém o monitoramento das condições climáticas, recomendando que a população acompanhe os boletins e avisos devido à instabilidade causada pela passagem de uma frente fria pela região.
Fotos: Defesa Civil - Divulgação