Municípios da Regional de Defesa Civil de Xanxerê registram quedas de árvores e destelhamentos
Na manhã desta sexta-feira (20), diversos municípios da região Amai registraram danos e prejuízos devido aos fortes vendavais e chuva intensa. Conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina, as rajadas de vento registradas na região passaram dos 60 km por/hora. No município de Xanxerê, os ventos chegaram a 65,5 km por/hora.
Segundo os dados da estações INMET, Epagri Ciram, Cemaden e Pluviômetros dos municípios, a chuva registrada foi bastante concentrada e em um curto espaço de tempo, onde os maiores acumulados foram em Ponte Serrada (45mm), Xanxerê (40mm) e Xaxim (35,4mm).
Além disso, cerca de 20 municípios atendidos pela Regional de Defesa Civil de Xanxerê foram afetados de forma direta. Da região Amai, quatro municípios registraram quedas de árvores e destelhamentos, sendo eles:
• São Domingos: registro de queda de árvore na SC-480, com obstrução da via, sendo realizado o corte e a liberação da via.
• Vargeão: registro de queda de árvore na BR-282, com obstrução parcial da via. A PRF e o DNIT foram acionados para realizar o corte e liberação da via.
• Ipuaçu: registrou destelhamento em cinco residências. A Defesa Civil realiza as vistorias nos locais afetados e a entrega de lona para minimizar os danos nos telhados.
• Faxinal dos Guedes: registro de destelhamento em residências e em uma escola. A Defesa Civil realiza vistorias nos locais e a entrega de lona para minimizar os danos nos telhados.
As equipes das Defesas Civis municipais e Corpo de Bombeiros Militar realizaram o atendimento aos afetados, bem como o levantamento dos danos e prejuízos ocasionados pelas chuvas. As equipes permanecem em prontidão para atendimentos de demandas municipais.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina continua no monitoramento da condição das chuvas. Devido a passagem da frente fria pela região, a instituição reitera a necessidade e importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos emitidos devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Fotos: Reprodução