Aumenta média de ocorrências de incêndios dos últimos 10 anos em Xanxerê
O Corpo de Bombeiros registrou, em 2021, a maior média de incêndios dos últimos dez anos na região do 14° Batalhão de Bombeiros Militar, de Xanxerê, que abrange 30 municípios. Somente neste mês de dezembro, o batalhão já atendeu 68 ocorrências de incêndio, sendo 13 somente em Xanxerê. A maior parte desses chamados é para combater o fogo em áreas de vegetação e edificações.
Desde o início desta semana, o Corpo de Bombeiros já atendeu diversas ocorrências de incêndio em vegetação, sendo três grandes focos somente na segunda-feira (20), na Linha Invernadinha e Linha Invernada Grande, em Xanxerê, e na Linha Maratá, em São Domingos. A intensificação desse tipo de ocorrência está ligada principalmente à seca.
“Temos um sistema de inteligência, através do qual conseguimos monitorar o número de incêndios e, para nossa surpresa, este ano superou os registros dos últimos dez anos. Essa elevação pode estar relacionada com o momento de seca, fazendo com que tenha um aumento considerável de incêndios”, destaca o capitão Nolan, do Corpo de Bombeiros de Xanxerê.
A baixa umidade somada à ausência de chuvas por tempo prolongado e plantas mais secas, são fatores propícios para o surgimento de focos de incêndio em vegetação, principalmente nas beiras das estradas, em propriedades rurais e em terrenos baldios. Além disso, muitas pessoas também costumam limpar suas propriedades, colocando fogo em entulhos e, por vezes, acabam perdendo o controle das chamas, que se propagam com facilidade, podendo avançar para as residências.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
“Pedimos que as pessoas tenham cuidado com as queimadas ao fazer a limpeza de terrenos. Tem pessoas que colocam fogo em lixo e acabam perdendo o controle. Isso acontece principalmente no inverno, porque a geada mata as plantações, mas, por característica da nossa temperatura atual, que está muito elevada, a vegetação também está muito seca nesta época do ano.”, explica.
Cuidados dentro de casa
O capitão Nolan ressalta ainda a importância de tomar cuidados dentro de casa, para evitar incêndios em edificações. Com a elevação das temperaturas, é natural que a população recorra a diversos meios para fugir do calor, como ar-condicionado e ventiladores, mas quando mal instalados, ou localizados em construções antigas, cuja rede não tenha manutenção adequada, esses aparelhos aumentam a probabilidade de princípios de incêndios domésticos.
“Nesse período de muito calor as pessoas utilizam equipamentos para se refrescar, porém muitas vezes acabam utilizando de forma errada, ou então colocam vários aparelhos em uma mesma tomada. Isso faz com que o número de incêndios comece a aumentar e, consequentemente, muitas pessoas são atingidas e muitos patrimônios são perdidos. Pedimos cuidado com os equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e com as instalações elétricas. Para aqueles com crianças em casa, o cuidado deve ser redobrado para que nenhum acidente ocorra. Somente assim teremos um bom verão e poderemos utilizar os equipamentos para amenizar um pouco do calor de forma correta e sem nenhum risco”, finaliza.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!