Bombeiros


Bombeiros do 14º Batalhão de Xanxerê irão atuar no combate aos incêndios no MS

Por: Sanny Borges 28/08/2024 às 14:29 Atualizado: 04/09/2024 às 08:44

O Governo de Santa Catarina enviou, nesta quarta-feira (28), cerca de 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) para atuarem no combate aos incêndios florestais que atingem o Mato Grosso do Sul. A missão foi determinada pelo governador Jorginho Mello, que acompanhou a saída da equipe do Centro Administrativo do Estado, às 10h30.

Os bombeiros militares enviados são de diferentes regiões de Santa Catarina, dentre eles dois fazem parte do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, sendo Tenente Éros, de Xanxerê, e Sargento Reginaldo, de Faxinal dos Guedes. Os profissionais foram mobilizados para atuar nas cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, áreas severamente afetadas pelas chamas.

A missão denominada “Operação Pantanal”, tem previsão de duração de aproximadamente 15 dias, podendo contar com o revezamento de equipes, caso necessário, para garantir a continuidade das operações e a segurança dos bombeiros envolvidos. Esta ação demonstra a solidariedade e o compromisso de Santa Catarina em apoiar outros estados em momentos de crise.

Segundo o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, a equipe enviada é especializada em combate a incêndios florestais. “São 20 profissionais todos especializados em combate a incêndios. Estamos encaminhando também ferramentas e outros equipamentos que são usados especificamente em incêndios. Não é a primeira oportunidade que mandamos bombeiros catarinenses para o Mato Grosso do Sul, nossos profissionais já trabalharam na região do Pantanal mato-grossense em 2020 e 2021 também no combate a incêndios em vegetação”.

Além dos bombeiros, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos.

Os incêndios florestais no Mato Grosso do Sul têm causado sérios danos à fauna e flora da região, exigindo esforços coordenados e especializados para controlar as chamas e mitigar os impactos. A presença dos bombeiros catarinenses será fundamental para reforçar as ações de combate, atuando lado a lado com as equipes locais.

Fotos: Secom

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.