Comunidade


Promotorias de Justiça de Xanxerê recebem visita de Stiles, o cão mensageiro

A ação faz parte do projeto de atividade assistida com animais realizado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca
Por: Francieli Corrêa 22/08/2024 às 08:34 Atualizado: 29/08/2024 às 10:34

Segunda-feira, 3 horas da tarde, muitas audiências para participar e processos para ler. Até que alguém bate à porta. O visitante é inusitado, baixinho, um pouco gordinho, aparenta ser carrancudo, mas logo abana o rabo e pede carinho. É hora da visita de Stiles, o cão mensageiro, às Promotorias de Justiça da Comarca de Xanxerê.

A visita faz parte do projeto de atividade assistida com animais realizado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca em parceria com o zootecnista e adestrador Vagner Pacheco Ribeiro e que teve início na última segunda-feira (19).   

"Nós tivemos a ideia de usar o cão mensageiro num primeiro momento como um alívio ao estresse, devido a nossas atribuições e às tarefas que as nossas equipes suportam diariamente. A intenção é promover um momento de descontração, quebra de estresse e liberação de hormônios do amor. A ideia agora é, num próximo passo, fazer a intervenção do cão mensageiro com os adolescentes e crianças em situação de evasão escolar e os adolescentes autores de atos infracionais nas audiências de apresentação aqui no Ministério Público", explica a Promotora de Justiça Ana Cristina Boni, idealizadora do projeto.

O zootecnista e adestrador Vagner Pacheco Ribeiro explica que o trabalho com o Stiles começou com seu projeto de pós-graduação sobre intervenção assistida com animais.

"O meu trabalho de conclusão de curso foi sobre o cão mensageiro. A ideia foi preparar um cão que já era treinado a usar a mochilinha para entregar mensagens para as pessoas. O Stiles é um cão que foi treinado desde bebê, com um adestramento já avançado, e usamos esse treinamento dele para ser útil à sociedade, levar conscientização sobre posse responsável e reforçar que tudo é questão de educação; os proprietários têm que ter a consciência de que o cão é o reflexo do dono", enfatizou.  

A Promotora de Justiça Priscila Rosário Franco recebeu com alegria a visita de Stiles. "Foi maravilhoso receber não só a visita, mas também a mensagem de carinho que ele traz na mochilinha, todo o aprendizado que esse cachorro pode nos passar por meio desta atividade e também por meio do profissionalismo do Vagner, que o guiou nas interações", relatou.   

A auxiliar do MPSC Maiara Balestrin, que acompanhou de perto as visitas, também ressalta que o Stiles animou a tarde de segunda-feira no Ministério Público em Xanxerê e proporcionou um instante de reflexão por meio das mensagens. "Foi muito legal. Deu um momento de respiro e de descontração aqui com todo mundo, muito bacana", destacou.

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.