Inaugurado novo Posto de Identificação da Polícia Científica em Xanxerê
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), a inauguração do novo Posto de Identificação do Núcleo Regional da Polícia Científica, em Xanxerê. O local tem uma área de aproximadamente 180 metros quadrados, com investimento de R$ 210 mil por parte do Governo do Estado. A mudança de local, situado agora na Travessa Ernesto Carmelli, 50, 1 andar, sala 108, no Edifício Gran Palazzo, no Centro de Xanxerê, vem para atender a crescente demanda por emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
“É mais um passo na modernização e estruturação nesse órgão tão importante pra Santa Catarina. A gente tá modernizando onde não tem condições tão boas, para dar conforto para as pessoas que vão poder sentar, ter ar condicionado, um ambiente legal e fazer os seus documentos ou pedir um serviço. Enfim, aquilo que a Polícia Científica tem como missão. Por isso eu tô muito satisfeito em estar aqui em Xanxerê, a nossa querida Capital Catarinense do Milho”, disse o governador Jorginho Mello, que esteve presente na inauguração.
O espaço foi escolhido e adaptado para proporcionar um atendimento mais confortável e digno para o cidadão. Isso porque desde março de 2023, a Polícia Científica vem emitindo a Carteira de Identidade Nacional a CIN. O documento padronizado integra o CPF como número único, oferecendo maior segurança e eficiência na gestão de dados. Isso reduz fraudes e simplifica processos burocráticos. Com a grande procura, o antigo posto se tornou pequeno para atender a demanda. Além disso, o local anterior não contava com uma sala de espera confortável, especialmente para os dias de frio e chuvas.
“Garantir que o cidadão catarinense tenha acesso ao seu documento de identificação de forma ágil e segura é uma das prioridades da nossa gestão. E por isso que o Governo de Santa Catarina, por meio da Polícia Científica, está investindo numa série de modernizações, inclusive nesse novo espaço, pra que a gente possa melhor atender a população aqui de Xanxerê e região. Com muita alegria que Santa Catarina hoje é o terceiro estado em número de emissões de documentos de identificação. Nós já atingimos a marca de um milhão de carteiras de identidades nacionais emitidas e já temos 14% da nossa população com esse novo documento, no novo padrão”, explicou a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
O evento também contou com a presença da secretária-geral de Governo, Danieli Porporatti, do secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, da deputada federal, Caroline de Toni e do responsável pelo novo posto de Emissão de Documentos em Xanxerê, Atila Bonfim Fernandes.
Fotos: Leo Munhoz/Secom