Mundo Senai abre as portas para mais de 8 mil alunos na Regional Oeste
Visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações das unidades do Senai de Xanxerê, Chapecó e São Lourenço do Oeste
O mundo da aprendizagem industrial, Senai abriu suas portas para a comunidade, empresários e mais de 8 mil visitantes, durante a quarta e quinta-feira (7 e 8), tiveram a oportunidade de conhecer as instalações das unidades do Senai de Chapecó, Xanxerê e São Lourenço do Oeste, e foi possível observar o universo tecnológico e da indústria. Paralelo aconteceu o primeiro Feirão da Aprendizagem com grandes indústrias e empresas com vagas disponíveis para estudantes do programa jovem aprendiz.
"Falar sobre o Senai é algo muito contagiante para nós, pois este evento já acontece há mais de uma década em todo o Brasil, de forma simultânea em todas as federações, sendo 16º edição no Estado de SC. Nosso principal objetivo sempre será despertar o interesse dos jovens pelo mundo das profissões, tecnologia e inovação, que são áreas essenciais para a indústria. Teremos a apresentação de projetos dos cursos técnicos, aprendizagem industrial e qualificação profissional, assim como do ensino superior, além da participação do Instituto de Alimentos e Bebidas com pesquisas aplicadas, desenvolvimento de produtos e experimentações. É realmente um mundo de oportunidades", afirma o gerente executivo do Senai, Sesi e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti.
Carminatti ainda frisou que paralelo ao Mundo Senai aconteceu o Feirão da Aprendizagem, que busca conectar empresas com vagas abertas a alunos preparados, como aprendizes ou trabalhadores que eventualmente estejam fora do mercado. "Nosso índice de empregabilidade, nos cursos de Aprendizagem Industrial, é de 98%, o que reflete a alta demanda por profissionais qualificados."
O coordenador de educação profissional regional oeste, Willi Robert Sobotka, salientou que o Senai oferece capacitações para diversas áreas da indústria. “A partir de 14 anos já é possível acessar cursos profissionais. Os jovens aprendizes têm entre 14 e 24 anos. Também oferecemos ensino médio, cursos maker, cursos técnicos, qualificação profissional e graduação. Durante esses dois dias, além de apresentar projetos e a infraestrutura, os alunos tiveram a oportunidade de interagir, por meio de oficinas, realizando pequenas tarefas praticas coordenadas e orientadas pelos estudantes do SENAI e docentes, em todas as unidades da entidade.”
Fotos: Divulgação/Senai