HRSP realiza mais uma edição do Mamaço e reúne mães em prol do aleitamento materno
O Hospital Regional São Paulo (HRSP), por meio de sua Comissão de Aleitamento Materno (CAM), promoveu na última sexta-feira (2) mais uma edição do Mamaço, evento alusivo ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.
Realizado no Hiper Badotti, o evento contou com a presença de cerca de 20 mães e seus bebês. Vanessa Barrionuevo, mãe e enfermeira, destacou que a ação incentiva as mães a amamentarem seus filhos pelo tempo recomendado e a se sentirem à vontade para amamentar em público quando necessário.
"O Agosto Dourado é comemorado mundialmente em apoio a causa do aleitamento materno em público. Este momento, promovido pelo Hospital Regional São Paulo e a CAM aqui no Hiper Badotti, visa incentivar a amamentação. É uma roda de conversa com mães que amamentam, apoiando uma causa que traz inúmeros benefícios para nossas crianças, como a redução do risco de desidratação, diarreia e o desenvolvimento de crianças mais inteligentes e saudáveis", afirmou a enfermeira.
Além dos benefícios para a saúde física, o aleitamento materno fortalece os laços entre mãe e bebê, conforme explica a psicóloga Tamara Franco. "A amamentação aumenta a interação entre a mãe e o bebê, fortalecendo o vínculo entre os dois. Não é apenas uma questão de nutrição, mas envolve muitos outros fatores, sendo o emocional de suma importância", explicou a profissional.
Durante o encontro, as mães puderam conversar, tirar dúvidas com os profissionais do hospital, participar de sorteios de brindes e de sessões de fotos profissionais.
"O Mamaço é um evento anual que realizamos no hospital para incentivar o aleitamento materno, algo tão importante e benéfico para os bebês. Hoje, tivemos uma participação excelente no Hiper Badotti, foi muito proveitoso. Gostaria de agradecer a todas as mães que participaram e vieram com seus bebês, vocês fizeram toda a diferença no nosso evento", destacou a enfermeira Daniela Boccalon.
O Hospital Regional São Paulo, que possui o título de Hospital Amigo da Mulher e Amigo da Criança, reafirma seu compromisso em promover o bem-estar materno-infantil e a saúde da comunidade, conforme ressaltado pela administração.
Agosto Dourado
A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. No Brasil a campanha de Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017.
Ainda de acordo com a OMS, a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.