Plantão Quatro Patas - Cinoterapia espalha amor e alegria no Hospital Regional São Paulo
Selvino Viecelli Della Betha, de 76 anos, está internado no Hospital Regional São Paulo (HRSP). O paciente de Lajeado Grande, acompanhado da filha Adriana, foi surpreendido na última quinta-feira (11) com uma visita especial. A Magi (cão Labrador) e o tutor, o Bombeiro Militar Amauri Felipe de Vargas, trouxeram alegria ao hospital por meio do projeto Plantão Quatro Patas.
O Plantão Quatro Patas, que utiliza a cinoterapia – método terapêutico com cães – é coordenado pela equipe psicossocial do HRSP, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Segundo a Assistente Social Liliane Cavasin, o Plantão Quatro Patas foi implantado em 2014 para atender a demanda específica de uma criança hospitalizada.
“A ação oferece vários benefícios aos pacientes, como a redução do estresse, tristeza e ansiedade, além de estimular a socialização entre pacientes, acompanhantes e a integração com a equipe hospitalar”, conta.
Liliane esclarece que os cães participantes são devidamente treinados e acostumados ao convívio humano. Há um rigoroso cuidado sanitário, com os animais sendo higienizados antes e após a visita ao hospital, seguindo um protocolo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os pacientes também são orientados a higienizar as mãos antes e depois de interagir com os cães.
O Plantão Quatro Patas do HRSP é modelo para várias instituições. "O HRSP já recebeu visitas técnicas de profissionais de 20 estados. Hoje, sabemos que muitos desses profissionais implantaram essa ação após a visita técnica e a experiência adquirida," afirma Liliane.
O Plantão Quatro Patas “é uma iniciativa que transforma o ambiente hospitalar, demonstra o poder terapêutico dos animais e a dedicação do HRSP em proporcionar um atendimento humanizado e inovador aos seus pacientes,” finaliza a Assistente Social.
Foto: HRSP