Tempo


SC deve registrar chuva volumosa e frio intenso durante o final de semana

Por: Sanny Borges 12/07/2024 às 15:26 Atualizado: 19/07/2024 às 11:58

No decorrer desta sexta-feira (12) a chuva aparece com intensidade fraca, apenas nas áreas ao norte do estado, com acumulados que podem somar entre 10 e 30mm. É entre sábado (13) e domingo (14) que a chuva volta a ganhar força e traz riscos para o estado catarinense.

No sábado, a formação de um novo sistema de baixa pressão volta a provocar chuva intensa e volumosa. A chuva tende a ganhar força entre a tarde e a noite, condição que se estende até a tarde do domingo. Os acumulados previstos podem somar valores entre 100 e 150 mm nas regiões do Meio Oeste, Planalto Norte, em todo o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, em especial nas áreas de encosta.

Entre a noite de domingo e a segunda-feira, o sistema se afasta para o mar, diminuindo a condição para chuva em todo estado. Estas condições trazem risco alto para alagamentos e enxurradas.

Dessa forma, diante do somatório registrado das chuvas dos últimos seis dias no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis entre 150–200mm e a previsão de chuvas volumosas para o sábado e domingo, os limiares para deslizamentos, fluxos de detritos e queda de blocos seguem em risco Muito Alto para a região do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e Alto para o restante das regiões em Laranja no mapa.

Vale ressaltar que o risco de movimentação do solo segue até a segunda-feira (15), devido ao solo encharcado necessitar de tempo para o escoamento e voltar a estabilidade.

Frio intenso

A condição de tempo instável e chuvoso, combinado a presença de uma massa de ar frio, têm mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando muito de 15°C. Este comportamento permanece em SC até domingo.

Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana.

Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.

Desta forma, o risco é moderado e alto para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.

Recomendações para a população

• Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.

• Fique atento também aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além de inclinação de árvores e postes.

• Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.

• Procure se agasalhar e beber bastante água.

• Evite locais aglomerados;

• Mantenha a higiene das mãos.

• Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.