Política


Eleições 2024: Martarello fala sobre pré-candidatura para reeleição em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 11/07/2024 às 11:10 Atualizado: 18/07/2024 às 18:45

Nesta edição da nossa série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Xanxerê, conversamos com Oscar Martarello, atual prefeito do município. Ele tem 58 anos, é empresário e foi eleito a um cargo público pela primeira vez em 2020. 

Vamos explorar suas ideias, trajetória e o que o motiva a colocar novamente o seu nome à disposição para concorrer ao pleito. Acompanhe:

1. Você saiu da iniciativa privada direto para o principal cargo político do município. Como foi essa experiência como gestor público nos últimos quatro anos? Foi possível concluir tudo que foi planejado no início do mandato?

Resposta: Foram quatro anos de uma experiência incrível, muito feliz, mas também sem nenhuma surpresa. Passamos um início muito difícil com a pandemia, mas conseguimos dar a volta com o apoio de toda população e estamos felizes por realizar aquilo que tínhamos planejado, bem como as muitas demandas que foram aparecendo ao longo desses três anos e meio. Ficamos felizes por deixar esse legado e por Xanxerê viver esse novo momento de credibilidade, de confiança, de ânimo, das pessoas passarem a gostar de Xanxerê. Além disso, fizemos um planejamento para décadas, pensando nas próximas gerações, tendo um olhar para todas as pessoas. Foi um momento muito incrível e muito parecido com a iniciativa privada. Fazer gestão na iniciativa pública e na iniciativa privada não tem muita diferença, pois trata-se de liderar equipes, liderar pessoas, fazer com que as pessoas se envolvam de uma forma muito comprometida, pensando no bem comum, no bem de todos.

2. Qual o principal legado que você deixa para Xanxerê desse seu primeiro mandato?

Resposta: O principal legado é a confiança, acreditar. Pessoas de bem se envolvendo na política, na iniciativa pública e fazendo as coisas acontecer. Esse resgate da autoestima, da autoconfiança, desse novo momento de Xanxerê, é esse o legado que nós deixamos para a nossa população.

3. Você ganhou a eleição em 2020 pelo PSDB e depois teve essa migração para o PL. Como está sendo a sua experiência no novo partido e que ganhos políticos pode pontuar com essa mudança?

Resposta: Sim, fomos eleitos pelo PSDB, partido que ainda está nos apoiando. Fomos para o PL a convite tanto do governador Jorginho Mello quanto da deputada federal Caroline De Toni, e do próprio presidente Bolsonaro. Aceitamos o convite e, trabalhar com o governo do Estado e com a deputada Carol tem nos dado muitos retornos positivos em relação a emendas federais e ajuda em outros setores também. O governador Jorginho Mello tem se colocado à disposição e auxiliado cada vez mais o município de Xanxerê. Sem haver um pedido nosso, ele entendeu a necessidade e disponibilizou R$ 9,5 milhões para a construção do túnel, fora os inúmeros milhões de reais que já foram disponibilizados para outras obras em nosso município. Isso diz tudo, é grandioso, pois quando você tem um governo que enxerga as tuas dores, as dores do município, se coloca à disposição, faz toda a diferença para a nossa cidade.

4. O que o fez se colocar novamente à disposição para esta eleição?

Resposta: O que fez com que eu me colocasse à disposição, tanto do partido quanto de Xanxerê, foi entender esse momento muito importante de Xanxerê, das lideranças estaduais e federais que estão nos apoiando, dos grandes projetos que já deram início, e de outros que estão por começar, mas que não foi possível concluí-los nesses três anos e meio, quatro anos até o final de nossa gestão. Por isso a importância de darmos essa continuidade. Sempre falei que não necessariamente precisaria ser o meu nome, mas alguém que desse continuidade a esse projeto que iniciamos há três anos e meio, juntamente com o meu vice-prefeito Adenilso Biasus.

5. Em relação às alianças políticas para esta eleição municipal, como o PL está trabalhando em Xanxerê? Está confirmado o nome do Biasus para vice?

Resposta: Num encontro do PL com os demais partidos da coligação, o MDB, o PSDB e o União Brasil, todos foram unânimes e se colocaram favoráveis a continuidade do Biasus como vice. O Biasus tem se mostrado muito fiel, muito competente, muito amigo, e tem abraçado esse nosso projeto. Um projeto onde Xanxerê está se transformando pela economia de recursos e os investimentos nas áreas primordiais, mais importantes que Xanxerê precisa.

6. Como você vê Xanxerê atualmente e como gostaria de ver no futuro?

Resposta: Vejo Xanxerê passando por um momento de transformação, e temos a certeza absoluta de que Xanxerê viverá grandes momentos ainda, de muito crescimento nas próximas décadas. Tudo isso graças ao planejamento feito, pela gestão pública, pelos trabalhadores, pelos empresários, pelos agricultores, pelos empreendedores, por cada um que acredita e faz a sua parte por Xanxerê. Pela localização geográfica, por tudo o que temos de bom em nosso município, com certeza Xanxerê será cada vez mais destaque no cenário estadual e nacional. Vejo com bons olhos esse momento que estamos vivendo se ampliar nas próximas décadas aqui em nosso município.

Foto: Arquivo pessoal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.