Política


Eleições 2024: Miri fala sobre pré-candidatura à Prefeitura de Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 09/07/2024 às 11:47 Atualizado: 16/07/2024 às 23:19

O Tudo Sobre Xanxerê dá início a sua série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Xanxerê para as eleições de 2024. Hoje, a entrevista destacada é com Ademir Gasparini, o Miri.

Aos 64 anos, Miri é uma figura conhecida na política xanxerense, já tendo ocupado o cargo de prefeito (eleito em 2012), atuando também como vereador e secretário municipal, além de outros cargos de nível regional. Vamos explorar suas ideias, trajetória e o que o motiva a colocar o seu nome à disposição para concorrer ao pleito. Acompanhe:

1. Depois de alguns anos, você voltou ao PP, o partido pelo qual conquistou a sua primeira eleição. Como está sendo a experiência de fazer parte novamente da sigla?

Resposta: Estou me sentindo muito feliz, como se estivesse voltado à minha própria casa. Meu primeiro mandato como vereador em Xanxerê foi no Progressistas. O PP tem uma história muito bonita no município de Xanxerê: dois mandatos de prefeito, do sempre lembrado Hélio Winckler, com grandes obras e ações que contribuiram muito com o crescimento e desenvolvimento do nosso município; vereadores e lideranças que trabalharam muito, principalmente na área social de Xanxerê, por isso estou muito à vontade e bem tranquilo no Progressistas.

2. Você acumula uma boa experiência na vida pública de Xanxerê, mas está há alguns anos sem mandato. Esse período estando mais nos bastidores somaram, de alguma forma, para conseguir pensar em diferentes formas de governar? Há coisas que deixaram de ser feitas no município, que você gostaria que fossem retomadas?

Resposta: Sim, são 24 anos na vida pública, com dois mandatos de vereador, um de prefeito, por duas vezes fui secretário regional e tive a oportunidade de ser secretário executivo do SC Rural - um dos maiores programas desenvolvidos em Santa Catarina na agricultura familiar. Tive também a oportunidade, dentro do programa, de comandar uma equipe de engenheiros agrônomos da Epagri e médicos veterinários da Cidasc num intercâmbio na Itália, visitando a agricultura familiar naquele país por 15 dias, entre tantas experiências na política catarinense e nacional, mantendo contato com governadores, deputados estaduais e federais, senadores e também com presidente da República. Penso que o tempo que estou sem mandato contribuiu muito com aquilo que penso da política e dos políticos, me deu muita maturidade e conhecimento para poder me relacionar melhor com governantes e, principalmente, com a população. Xanxerê é um polo regional, tem uma localização privilegiada. Muito foi feito, mas muito precisa ser realizado para realmente colocar nosso município no  ranking dos que mais se desenvolvem no estado. Precisamos aproveitar mais e melhor nossa logística, isso na área de desenvolvimento econômico e geração de empregos, mas temos grandes problemas e dificuldades na Saúde, com ações desnecessárias, investimentos com recursos públicos em construção de prédios e não na população, em melhores atendimentos, mais consultas, exames, cirurgias eletivas etc. Na Educação, precisamos ampliar os espaços para poder abrigar nossas crianças no Ensino Público Municipal, melhorar muito no atendimento da agricultura, infraestrutura, fazer mais e cobrar menos contribuição dos nossos munícipes, entre outras ações que considero fundamentais e urgentes.

3. O que o fez se colocar à disposição para esta eleição?

Resposta: Meu nome como pré-candidato é justamente para colocar em prática tudo aquilo que aprendi nesse tempo que fiquei sem mandato, vivendo e convivendo com nossa população, entendendo melhor os problemas coletivos que afetam nosso município e, acima de tudo, bem mais maduro, experiente, com muito mais relacionamento no Estado e na União, o que é fundamental para buscar os recursos e realizar as ações que a população espera.

4. Além de você, o vereador Evandro Berto também colocou o nome dele à disposição para concorrer à eleição pelo mesmo partido e ao mesmo cargo. Como está essa conversa dentro do PP para definir quem será o candidato, caso realmente confirme um nome como cabeça de chapa?

Resposta: Bem tranquilo, pois o vereador e presidente do Progressistas, Evandro Berto, é uma pessoa de bom diálogo e nós dois nos entendemos perfeitamente. Nem eu e nem ele tem como meta nosso próprio ego, mas, sim, quem vai ser melhor para a população e depois para nosso partido e coligação.

5. E em relação às alianças políticas para esta eleição municipal, como o PP está trabalhando em Xanxerê? O Progressistas pode ser vice de algum partido?

Resposta: Estamos praticamente acertados com mais três partidos (PSD, Podemos e Republicanos), numa conversa muito franca, todos se respeitando e respeitando a democracia, buscando o que for melhor para o coletivo e não pensando em partidos, coligações ou até mesmo em eleições estaduais para daqui a dois anos. Portanto, podemos, sim, ser vice se for necessário.

6. Como você vê Xanxerê atualmente e como gostaria de ver no futuro?

Resposta: Hoje, vejo Xanxerê, apesar das necessidades e dificuldades que já coloquei acima, como uma cidade em desenvolvimento e com um patrimônio fantástico que é seu povo, mas que precisa ser melhor cuidado. Quanto ao futuro, me preocupa muito. Principalmente quando vejo que o prefeito municipal consegue aprovar um projeto de lei em 2023 doando 31 mil metros de área nobre do município para o governo do Estado, a menos de mil metros da cidade, para construir uma penitenciária de segurança máxima aqui em Xanxerê. Essa obra só não começou ainda por conta das eleições municipais e estão todos quietos. Essa obra vai abalar e colocar em risco não só a segurança, mas a paz, a tranquilidade, a ordem que sempre tivemos em nosso município, portanto: fique atenta, população de Xanxerê! Isso foi feito sem consultar ninguém, sem fazer ao menos uma audiência pública. Isso não gostaria de ver no futuro em Xanxerê.

Foto: arquivo pessoal 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.