Xaxim


Polícia Civil de Xaxim conclui inquérito que investigava assassinato ocorrido em novembro

Por: Francieli Corrêa 30/05/2024 às 09:51 Atualizado: 06/06/2024 às 19:01

A Polícia Civil de Xaxim concluiu o inquérito policial que investigava o homicídio de Edson Aruda, de 37 anos, ocorrido na noite de 20 de novembro de 2023, na Rua Zeferino Dallinha, no bairro Santa Terezinha. Edson foi brutalmente assassinado com tiros na cabeça, no braço direito e nas costas.

A Polícia Civil foi acionada imediatamente após o crime e, junto com a Polícia Científica, iniciou uma minuciosa investigação. No local do homicídio, foram encontrados seis estojos de cartucho de munição de calibre .38 SPL.

Testemunhas oculares presenciaram o crime, mas inicialmente hesitaram em colaborar com a polícia devido ao medo de represálias dos suspeitos, que pertencem a uma facção criminosa. A falta de câmeras de vigilância na área complicou ainda mais a investigação, exigindo que a polícia adotasse diversas estratégias investigativas até conseguir identificar os autores do crime.

A investigação revelou que três indivíduos, com idades de 19, 24 e 25 anos, estiveram envolvidos no homicídio. O homem de 24 anos teria perseguido Edson, efetuando disparos, mas não conseguiu atingi-lo mortalmente de imediato. Edson tentou escapar, mas, ao retornar ao local acreditando estar seguro, foi morto pelo jovem de 19 anos com disparos de arma de fogo. O terceiro indivíduo, de 25 anos, participou do crime auxiliando na possível fuga dos autores ou em qualquer reação necessária, mas não atirou em Edson.

Em respeito à família da vítima, a motivação do crime não foi divulgada pela polícia. Os homens de 24 e 19 anos foram presos como parte da “Operação Califórnia” em janeiro e abril deste ano, respectivamente, também sendo investigados pelo homicídio de Jacson Pietro de Lima dos Santos. O terceiro participante, de 25 anos, está respondendo ao processo em liberdade devido à ausência de requisitos para a prisão preventiva.

O inquérito policial, que documenta todas as diligências realizadas pela Polícia Civil, foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. 

Foto: PCSC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.