Xaxim


Xaxim regista segunda morte por dengue em 2024

Por: Sanny Borges 14/05/2024 às 17:03 Atualizado: 20/05/2024 às 18:41

A Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim confirmou mais uma morte em decorrência da dengue no município. Trata-se de um senhor de 83 anos, que possuía outras comorbidades.

O óbito aconteceu no dia 11 de abril, mas a confirmação via exame aconteceu nesta terça-feira (14). O município ainda aguarda a investigação de mais dois óbitos suspeitos da doença.

Esta é a segunda morte registrada neste ano em Xaxim, em decorrência da dengue. A primeira foi de um homem de 61 anos, sem comorbidades, ocorrida no mês de março.

Xaxim tem atualmente 307 focos do mosquito da dengue, 135 casos aguardando o resultado e três pessoas internadas devido à doença.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população faça regularmente uma varredura no terreno e dentro de casa para evitar água parada.

A Prefeitura implantou um Ambulatório de Dengue para atender o aumento do número de pessoas que procuram por atendimento médico com sintomas da doença.

Além disso, intensificou os mutirões de limpeza nos bairros e os atendimentos às denúncias, com monitoramento de pontos estratégicos e ações educativas junto à comunidade.

Os agentes de combate às endemias também realizam a inspeção de locais que possam apresentar mais focos do mosquito, assim como os bloqueios de transmissão.

Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:

- Mantenha a caixa d’água bem fechada;

- Evite água parada, em qualquer época do ano;

- Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;

- Mantenha piscinas limpas e com água tratada;

- Guarde pneus em locais cobertos;

- Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;

- Remova folhas e objetos das calhas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima ou o Ambulatório da Dengue):

- Dor de cabeça;

- Febre alta, acima de 38ºC;

- Dores musculares e nas articulações;

- Manchas vermelhas na pele;

- Dor atrás dos olhos;

- Náuseas e dores abdominais;

- Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.