Saúde


Xanxerê aguarda resultados de casos suspeitos de dengue e chikungunya

Por: Francieli Corrêa 20/12/2021 às 17:11

O município de Xanxerê está aguardando o resultado de exames para a confirmação ou descarte de um caso suspeito de dengue e outro caso suspeito de chikungunya. A informação foi repassada pelo Programa de Combate à Dengue em Xanxerê e a previsão é de que os resultados saiam na próxima semana, pois a coleta aconteceu nesta segunda-feira (20).

Ainda conforme o Programa de Combate à Dengue, desde o início do ano, o município já descartou 17 casos de dengue e quatro foram confirmados. Desses, dois viajaram para outros municípios, onde contraíram o vírus da dengue, e dois foram autóctones, adquiridos dentro do município. Até o presente momento de 2021, Xanxerê já registrou 774 focos de dengue.

De acordo com o relatório divulgado na última semana pela Dive, com base no Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), o município de Xanxerê atualmente está classificado como médio risco para a transmissão de dengue, zika e febre de chikungunya.

Para o levantamento de dados do relatório, cerca de 116 municípios catarinenses participaram da atividade neste ano. Dez municípios (8,6%) infestados pelo mosquito apresentaram alto risco de transmissão de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, 54 municípios (46,6%) apresentaram médio risco e 52 (44,8%) apresentaram baixo risco.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

LIRAa
O levantamento, realizado no mês de novembro, inspecionou 52.405 recipientes que continham água parada, ou seja, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os principais tipos de recipientes inspecionados na atividade foram: pequenos recipientes móveis, como pratinhos de plantas e baldes (38,3%), lixo e sucata (31,4%) e os recipientes fixos como calhas e piscinas (13,1%).

Prevenção
O controle do Aedes aegypti ainda é a melhor estratégia para evitar a transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
- Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para o atendimento.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.