Política


O beija-flor que virou um morcegão no PSD de Xanxerê

Por: Repórter da Redação 08/04/2024 às 09:44 Atualizado: 15/04/2024 às 23:31

Em ano de eleições, os bastidores políticos são sempre movimentados, especialmente para os partidos que se preparam para as disputas.

Nos últimos dias, o PSDB tem sido o assunto do momento. Após perder nomes importantes na política local, como o atual prefeito de Xanxerê Oscar Martarelo e o ex-prefeito Bruno Bortoluzzi, os tucanos ressurgem com força.

E, por ironia do destino, graças a interferência do prefeito de Chapecó João Rodrigues, que, ao mexer com as peças no PSD, acabou causando uma debandada de filiados insatisfeitos com a “canetada” que trocou a executiva municipal, até então comandada pelo ex-prefeito Avelino Menegolla, em uma atitude considerada uma intromissão desrespeitosa, especialmente com Menegolla, que foi prefeito por três vezes e estava no partido desde sua fundação.

O resultado foi desastroso para João Rodrigues e para o PSD, pois o tiro que era para ser certeiro, literalmente saiu pela culatra e o partido agora corre o risco de não conseguir até mesmo formar uma chapa de candidatos a vereador em Xanxerê, e ainda ter que disputar a eleição majoritária até mesmo com chapa pura com que caiu de paraquedas, o recém chegado Edson Marció, visto que o PP, de Evandro Berto e Ademir Gasparini, não parece muito disposto a ser coadjuvante em um projeto apenas para dar visibilidade as pretensões pessoais do atual prefeito de Chapecó.

A situação pode isolar o PSD em Xanxerê, a não ser que pressionados por João Rodrigues, em função de acertos em Chapecó, a direção estadual do PP também apele para o “canetaço” e interfira em Xanxerê, obrigando Berto, Miri e cia a apoiar Edson Marció do PSD, indicando um candidato a vice-prefeito.

Empresário Jelder bavaresco agora é o Presidente do PSDB em Xanxerê

Por outro lado, o PSDB, que em apenas um dia ganhou mais de 50 novos filiados e quase todos com grande representação política, além de passar a ter nomes fortes na disputa para a Câmara Municipal, projetando eleger pelo menos dois vereadores, ganhou até mesmo uma opção para candidatura própria ao cargo de prefeito, já que Avelino Menegolla chega como pré-candidato, sendo alternativa ‘robusta” para a disputa, caso o atual prefeito Oscar Martarello decida não concorrer a reeleição, já que oficialmente, por enquanto, ele ainda não confirmou isso.

A nova executiva do PSDB, agora presidida pelo empresário Jelder Bavaresco, tem deixado claro, no entanto, que a primeira opção do partido é mesmo apoiar Martarello caso ele seja candidato.

Em breve novos capítulos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.