O beija-flor que virou um morcegão no PSD de Xanxerê
Em ano de eleições, os bastidores políticos são sempre movimentados, especialmente para os partidos que se preparam para as disputas.
Nos últimos dias, o PSDB tem sido o assunto do momento. Após perder nomes importantes na política local, como o atual prefeito de Xanxerê Oscar Martarelo e o ex-prefeito Bruno Bortoluzzi, os tucanos ressurgem com força.
E, por ironia do destino, graças a interferência do prefeito de Chapecó João Rodrigues, que, ao mexer com as peças no PSD, acabou causando uma debandada de filiados insatisfeitos com a “canetada” que trocou a executiva municipal, até então comandada pelo ex-prefeito Avelino Menegolla, em uma atitude considerada uma intromissão desrespeitosa, especialmente com Menegolla, que foi prefeito por três vezes e estava no partido desde sua fundação.
O resultado
foi desastroso para João Rodrigues e para o PSD, pois o tiro que era para ser
certeiro, literalmente saiu pela culatra e o partido agora corre o risco de não
conseguir até mesmo formar uma chapa de candidatos a vereador em Xanxerê, e
ainda ter que disputar a eleição majoritária até mesmo com chapa pura com que
caiu de paraquedas, o recém chegado Edson Marció, visto que o PP, de Evandro
Berto e Ademir Gasparini, não parece muito disposto a ser coadjuvante em um
projeto apenas para dar visibilidade as pretensões pessoais do atual prefeito
de Chapecó.
A situação pode isolar o PSD em Xanxerê, a não ser que pressionados por João Rodrigues, em função de acertos em Chapecó, a direção estadual do PP também apele para o “canetaço” e interfira em Xanxerê, obrigando Berto, Miri e cia a apoiar Edson Marció do PSD, indicando um candidato a vice-prefeito.
Empresário Jelder bavaresco agora é o Presidente do PSDB em Xanxerê
Por outro lado, o PSDB, que em apenas um dia ganhou mais de 50 novos filiados e quase todos com grande representação política, além de passar a ter nomes fortes na disputa para a Câmara Municipal, projetando eleger pelo menos dois vereadores, ganhou até mesmo uma opção para candidatura própria ao cargo de prefeito, já que Avelino Menegolla chega como pré-candidato, sendo alternativa ‘robusta” para a disputa, caso o atual prefeito Oscar Martarello decida não concorrer a reeleição, já que oficialmente, por enquanto, ele ainda não confirmou isso.
A nova executiva do PSDB, agora presidida pelo empresário Jelder Bavaresco, tem deixado claro, no entanto, que a primeira opção do partido é mesmo apoiar Martarello caso ele seja candidato.
Em breve novos capítulos.