Abelardo Luz


Ponte aguardada há décadas é inaugurada em Abelardo Luz

Estrutura liga o assentamento Capão Grande à região urbana da cidade
Por: Sanny Borges 05/04/2024 às 15:59 Atualizado: 12/04/2024 às 20:41

Os moradores do assentamento Capão Grande, no interior de Abelardo Luz, puderam assistir nesta sexta-feira (5) à inauguração de uma obra esperada há quase 30 anos - a ponte que liga a comunidade à região central do município. A estrutura de 98 metros de extensão substituiu o uso de uma balsa empregada para realizar a travessia até então.

Em épocas de cheias do rio, de estiagem ou outras condições climáticas desfavoráveis, a balsa ficava inoperante e a rota alternativa utilizada como desvio para os moradores possui cerca de 30 km. O investimento em infraestrutura é um dos mais importantes da história do município, beneficiando diretamente mais de 400 famílias e indiretamente mais de mil, que vivem da agricultura.


O prefeito do município, Nerci Santin (MDB), comemorou a entrega da ponte. “Foram anos e anos de espera e agora temos a nossa ponte para ajudar as famílias assentadas e facilitar a travessia da nossa produção agrícola. Só alegria e gratidão neste momento”, disse o prefeito.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), acompanhado do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, além de outras autoridades locais. “Estamos hoje no Oeste para fazer a entrega de importantes obras. Essa ponte que estamos inaugurando aqui na Capão Grande vai trazer dignidade a essas famílias. Foram anos atravessando de caiaque, barcas improvisadas sem segurança. Agora será uma nova realidade”, destacou o governador. 

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, investiu R$ 4,8 milhões na construção da ponte. A Prefeitura ficou responsável pela construção das cabeceiras.

Mais segurança

Ivo Maciel de Souza, morador do assentamento Capão Grande, perdeu um filho que morreu afogado fazendo a travessia. Para ele, a ponte vai trazer, acima de tudo, segurança e qualidade de vida para as famílias que vivem na comunidade.

“Essa ponte é uma benção pra gente. São mais de 22 anos que eu moro aqui e sempre foi essa dificuldade. Antes a gente atravessa de barco de madeira e depois ganhamos essa balsa. Mas, a dificuldade era muito grande porque à noite a balsa não opera e quando chove demais também fica impossibilitada de atravessar por conta da correnteza”, destacou o agricultor.

Fotos: Eduardo Valente/Secom

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.