Política


Prefeito de Chapecó tira Menegolla da presidência do PSD e interfere na política de Xanxerê

Por: Repórter da Redação 26/03/2024 às 08:27 Atualizado: 02/04/2024 às 23:19

Faltando poucos dias para o encerramento do prazo final para filiações partidárias de quem pretende ser candidato nas eleições municipais de 2024, os bastidores políticos nesta época do ano costumam ser agitados e não tem sido diferente em Xanxerê.

Embora já tenham ocorridas trocas e novas filiações em todos os partidos, o assunto da vez agora é a interferência que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, tem feito no PSD de Xanxerê.

Presidente do diretório municipal local já há vários anos, o ex-prefeito Avelino Menegolla soube apenas pela imprensa que não foi reconduzido ao cargo pela direção estadual, sendo substituído pelo empresário Edson Marció, que deixa o Podemos atendendo pedido do prefeito de Chapecó para ser candidato em 2024 pelo PSD e, assim, garantir palanque e visibilidade para João Rodrigues que não esconde de ninguém seu objetivo de disputar a eleição ao governo do Estado em 2026.

O empresário de Xanxerê, que aliás em 2020 já disputou a eleição para prefeito ficando em terceiro lugar, esteve no último sábado (23) em Chapecó no aniversário de João Rodrigues e fez questão de publicar em suas redes socias fotos com o aniversariante e futuro colega de partido.

Segundo informações, antes de deixar o Podemos, Edson Marció se ofereceu para ser ele o candidato a vice do atual prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, em 2024, caso este dispute a reeleição, em uma manobra política para afastar  e ocupar o lugar do atual vice-prefeito Adenilso Biasus. Como Martarelo não aceitou a oferta, tendo garantido que caso seja candidato vai manter a dupla com Biasus, restou ao empresário buscar a opção do PSD, incentivado  por descontentes do PL, que ainda não aceitam a filiação de Martarello no partido.

De acordo com o sistema do TRE/SC, o Diretório Municipal de Xanxerê tinha como presidente o ex-prefeito Avelino Menegolla até o dia 15 de março deste ano, mas conforme o próprio Edson Márcio revelou, ele foi convidado diretamente pelo prefeito de Chapecó para se filiar, assumir a presidência e ser candidato a prefeito pelo PSD, que considera, independentemente do resultado, fundamental ter o 55 nas urnas em Xanxerê, para ajudar no projeto de João Rodrigues, pensando em 2026.

Oficialmente, a filiação de Edson Marció ainda não foi registrada, mas segundo apurou a reportagem do Tudo Sobre Xanxerê, ele já teria assinado a ficha, aguardando apenas que o anúncio seja feito pelo próprio João Rodrigues, que  ficou de agendar entrevistas nas emissoras de rádio de Xanxerê durante a semana para oficializar a chegada de Marció ao PSD.

Procurado pela reportagem do TSX, o ex-prefeito Menegolla não quis se manifestar sobre o assunto por enquanto. Nos bastidores, no entanto, a saída de Menegolla do PSD já é dada como certa, visto que ele também é um dos pré-candidatos a prefeito em 2024, caso o atual prefeito Oscar Martarello não deseje disputar a reeleição.

O PSDB tem sido apontando como um dos partido em que Menegolla poderá se filiar, levando com ele diversos nomes que já estavam sendo preparados pelo partido para disputar a eleição como candidatos a vereador. Certo mesmo é que nos próximos dias teremos novos movimentos nos bastidores da política xanxerense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.