AMAI


Coletiva de imprensa realizada na Amai repassa situação da dengue na regional e ações de combate

Por: Sanny Borges 12/03/2024 às 16:56 Atualizado: 19/03/2024 às 19:46

Diante do aumento constante de casos de dengue na regional, foi deliberado em Assembleia de Prefeitos, realizada no dia 28 de fevereiro, a realização de uma ação regional de combate à dengue. Na manhã desta terça-feira (12), foi realizada a divulgação maciça sobre a situação da dengue por meio de uma coletiva de imprensa, realizada na Amai. No dia 13 de março ocorre o “Dia D”, com participação da comunidade para a identificação de possíveis focos de larvas, nos seus domicílios e empresas. Já nos dias 14 e 15 serão realizadas a divulgações dos resultados e números da ação para comunidade e imprensa.

A Presidente da Amai e prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, realizou a condução da coletiva. Ela destacou sobre a importância da união da região para a ação conjunta de enfrentamento a dengue, diante da preocupação com o aumento contínuo dos casos. Agradeceu a imprensa e entidades parceiras, por ter atendido o chamado e estar junto nessa causa, para proteção de toda população

Participaram da coletiva, a Gerente Regional de Saúde Elieze Comachio, o representando da Defesa Civil Walmor Alves Rodrigues, Vanessa Nickel da Gersa, Tenente Coronel Elis do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Ramos da Polícia Militar, o presidente da Conseg Udir Rech e o delegado Vinicius Buratto Iunes da Polícia Civil.

Clori destacou, ainda, que a Amai está em conjunto com os municípios, realizando estudo de viabilização do uso de tecnologia por meio de mapeamento aéreo, com drones, a fim de trazer mais agilidade e precisão na identificação dos locais com possíveis focos para atuação mais efetiva dos agentes municipais. Alguns municípios já estão utilizando a tecnologia, seja com equipamento próprios, ou com apoio do Corpo de Bombeiros.

Também será realizada uma campanha de recolhimento e destinação correta de pneus, a partir de uma parceria com uma empresa privada que fará a gestão desses pneus. A Amai fará, também, a divulgação de boletim com dados diários da dengue para a imprensa e região e alguns municípios estão trabalhando a aplicação de multas penalizando moradores flagrados com criadouros do mosquito em suas residências/empresas, terrenos baldios, carros e sucatas abandonados.

Dados da Dengue

- 18 óbitos confirmados em SC;

- Mais de 46 mil casos prováveis em SC;

- Regional de Xanxerê com 71 casos confirmados;

- 288 casos prováveis na regional de Xanxerê;

- Regional de saúde compreende 21 municípios (Amai e Amnoroeste).

Ações nos municípios da Amai

- Produção de repelentes

- Palestras de conscientização;

- Caminhadas nas ruas;

- Visitar as residências (mutirão);

- Trabalhos informativos nas escolas.

Fotos: Cris Huff/Amai

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.