Política


Deputada que mora em Xanxerê é eleita para comissão mais importante do Congresso Nacional

Por: Repórter da Redação 07/03/2024 às 19:14 Atualizado: 14/03/2024 às 22:47

Morando em Xanxerê desde o ano passado quando casou com o empresário Matheus Bortoluzzi, a deputada federal Carolina De Toni (PL-SC) foi eleita na tarde de quarta-feira (6), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal.

Carol de Toni estará à frente da mais importante comissão e terá o poder de travar ou avançar projetos importantes que tramitam na Casa. É nesta comissão pela qual quase todas as propostas passam, sendo também responsável por solucionar divergências regimentais, quando consultada. 

A deputada catarinense, natural de Chapecó, tem 37 anos é advogada e foi a mais votada de SC entre os 16 eleitos para a Câmara Federal. De Toni teve o nome colocado na disputa do comando do colegiado ainda no ano passado. Desde então, sofreu críticas e articulações do chamado "fogo amigo" para que o PL recuasse com sua indicação, mas o impasse foi superado e o partido garantiu que que o nome fosse aprovado.

Ela é integrante do “núcleo duro” dos parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-aluna do falecido “guru do bolsonarismo” Olavo de Carvalho. A ida de Caroline para a CCJ foi referendada inclusive com apoio do PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após ser eleita, Carol de Toni disse que fará uma “gestão com transparência e equilíbrio”. Ao ser questionada pela imprensa se colocaria textos da chamada pauta de costumes em votação, ela se limitou a dizer que “na medida do possível”.

No total, 19 das 30 comissões permanentes foram instaladas e já tiveram presidentes eleitos para o mandato de um ano. As comissões são responsáveis por analisar pautas temáticas e controlam boa parte do orçamento.

Duelo PL e PT

As siglas com maior número de deputados — PL e PT — foram as mais contempladas na divisão das comissões. Ao todo, o PT comandará seis comissões, Já o PL, cinco.  

Principais presidentes já eleitos e o papel das comissões:

Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Carol de Toni (PL-SC)

Comissão de Educação, presidida por Nikolas Ferreira (PL-MG)

Comissão de Previdência e Família, presidida por Pastor Eurico (PL-PE)

Comissão de Segurança Pública, presidida por Alberto Fraga (PL-DF)

Comissão de Relações Exteriores, presidida por Lucas Redecker (PSDB-RS)

Comissão de Saúde, presidida por Dr. Francisco (PT-PI)

Comissão de Direitos Humanos, presidida por Daiana Santos (PCdoB-RS)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.