Publicidade
Educação - 27 Out 2010 10:41

Conheça a produção feita por alunos da rede municipal de ensino

Por: Leticia Faria
Visualizações: 1201

O livro, recheado de poesias produzidas pelos alunos da rede municipal de ensino, foi lançado na semana passada, durante o Festival de Poesia, produzido pela Secretaria Municipal de Educação.

A partir de hoje, o tudosobrexanxere começa a publicar todas as poesias, que foram publicadas no livro Xanxerê em Poesia, que já está em sua sexta edição.

O prefácio do livro foi escrito pelo prefeito Bruno Bortoluzzi e, assim ele se comunica com as crianças e leitores:

– “Todos podem ter um computador! É preciso, antes, que todos tenham livro e caneta – para que aprendam a ler e escrever (Bill Gates). Quem lê e escrever… fala bem! Cresce, positivamente, o incentivo à leitura e o interesse pelos livros entre a população brasileira, especialmente, entre os quais ainda estudam. As pessoas têm lido mais, escrito mais e se comunicam melhor! O exercício da leitura e da leitura acende o desejo de crescimento individual e coletivo. Desta forma aumenta a compreensão destas situações cotidianas. A internet facilita o acesso, ao conhecimento da maioria das pessoas; mas a leitura de livros, revista, jornais… é que faz as pessoas fazerem sua história… mas que, raramente, se dão conta de que estão fazendo. As produções apresentadas no livro – Xanxerê em Poesia, já na sua sexta edição, são fruto do desejo e da gana dos alunos, com o incentivo dos professores e da Secretaria Municipal de Educação. É mais uma edição, um livro, produzido e que sobrepassa as Administrações. Mister se faz, que continue a mobilização de todas as forças para que isso não cai no esquecimento. Aos que, com empenho, se dispuseram a contribuir com a cultura do nosso país e de Xanxerê, e entra no rol de escritores, registramos o nosso agradecimento e orgulho de sermos xanxerenses” – descreve o prefeito.

Veja a primeira poesia

Primeiro colocados/Primeira categoria/3ª Série

Divina Natureza


A natureza tem flores
As flores têm pétalas
As pétalas têm cores
Que são tão belas
Rosas, margaridas, violetas
Que representam a inocência e a pureza.
Que encantam corações
Com sua infinita beleza.
O seu perfume
Nos dá de graça
E pede delicadamente
Que cuidemos dela.
Se não cuidarmos
Da natureza
Ela vai se acabar
E toda essa beleza e nunca mais iremos enxergar

Autora: Thais Cristina Pegoraro
Série: 3ª
Professora: Clair Calegari
Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida


O projeto

Xanxerê em Poesia

tem a coordenação da Secretaria Municipal de Educação; Elaboração e organização do projeto feito pela professora Loreni Rigatti dos Santos; Produção gráfica News Print Gráfica e Editora Ltda.

Conheça a produção feita por alunos da rede municipal de ensino

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar