Publicidade
Saúde - 05 Set 2012 19:08

HRSP implanta Protocolo de Identificação e Prevenção de Risco de Quedas em Pacientes

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 1987

Protocolo tem como objetivo realizar identificação de riscos e desenvolver medidas e ações de prevençãode quedas de pacientes internados no hospital


Uma equipe composta por sete Enfermeiras Coordenadoras de Unidades do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê, integrantes da Comissão de Protocolos, fará nesta semana, a apresentação e a implantação no hospital, do Protocolo de Identificação e Prevenção de Risco de Quedas em pacientes – documento que padroniza a assistência da equipe multidisciplinar do hospital na identificação de risco de queda, no monitoramento e implementação de medidas para prevenção de quedas em pacientes internados.

De acordo com a Enfermeira LiseteBreier, membro da comissão responsável pelo protocolo, foram dedicados aproximadamente quatro meses de estudos para que fosse realizada a formulação do projeto de prevenção de quedas. “A implantação do protocolo de prevenção do risco de quedas dos nossos pacientes, além de vir ao encontro da orientação da Organização Mundial da Saúde e também da Sociedade Brasileira de Gerontologia – SBGG, tem o objetivo de atingir excelência à assistência do paciente e também de ressaltar as ações de humanização adotadas aqui no hospital”, frisou.

Ainda de acordo com Lisete, a rotina de identificação e prevenção de riscos de queda será uma atividade voltada à prevenção de quedas em todos os pacientes internados no HRSPe especialmente realizada em pacientes que necessitam de cuidados especiais. “A avaliação de risco de queda será realizada pelo enfermeiro. Através da identificação do grau de risco do paciente à queda, (baixo ou alto risco) o enfermeiro fará a prescrição dos cuidados de prevenção da queda na prescrição de enfermagem, ou, prescrição própria para risco de queda e irá orientar o familiar ou acompanhante quanto aos cuidados a serem tomados”, destacou.

Uma placa de identificação será colocada no leito do paciente que apresentar riscos de quedas. No caso de crianças, o símbolo da placa indicará a necessidade de acompanhante. Já para pacientes adultos, o símbolo indicará a restrição de andar desacompanhado de familiar ou de um profissional de enfermagem e também, que o paciente necessita de cuidados específicos, conforme o risco que apresenta.

O Protocolo de Identificação e Prevenção do Risco de Quedas será implantado nesta quinta-feira (06) no HRSP. Todos os pacientes internados, independente da idade, serão acompanhados pelos profissionais da enfermagem, que irão reavaliá-los diariamente quanto ao risco de quedas.

(Assessoria de Imprensa - Meriana Chemin Peri)

HRSP implanta Protocolo de Identificação e Prevenção de Risco de Quedas em Pacientes
HRSP implanta Protocolo de Identificação e Prevenção de Risco de Quedas em Pacientes

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar