Falta de chuva favorece e antecipa colheita de uvas em SC - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Geral - 22 Jan 2021 17:14

Falta de chuva favorece e antecipa colheita de uvas em SC

Na região de Xanxerê, a colheita teve início ainda no mês de dezembro
Por: Redação
Visualizações: 192
Falta de chuva favorece e antecipa colheita de uvas em SC (Foto: Aires Mariga)

A falta de chuva em 2020 impactou de forma positiva na produção de uva em Santa Catarina. Os frutos este ano estão com mais qualidade, visto que o clima seco contribuiu para a sanidade dos parreirais, e a grande quantidade de dias quentes proporcionou o amadurecimento prematuro dos cachos, antecipando assim a colheita em 2021. Na região de Xanxerê, a colheita da uva teve seu início ainda na primeira dezena do mês de dezembro.

Ildomar da Silva, presidente da Associação dos Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê e Região, explica que a estiagem, além de contribuir para esse início cedo da colheita, ajudou também na qualidade dos frutos. Porém, segundo o presidente, os grãos tiveram uma redução do tamanho, mas nada que fosse relativamente prejudicial para a produção de uva.

- A colheita em nossa região começou ainda ali pelo dia 10 ou 15 de dezembro. Esse ano adiantou bastante pelo fato de ter dado bastante sol e isso de certa forma favoreceu as videiras. Em relação a quantidade podemos dizer que manteve as expectativas. Em relação aos grãos, eles estavam um pouquinho menores que os anos anteriores. Com relação a qualidade, ela superou e muito, porque tivemos menos incidência de ataque de pragas e de fungos, pela falta de umidade – explica.

Ildomar afirma também que as frutas estão com cores mais acentuadas e com maior teor de açúcares, qualidades que melhoram o preço de venda. Ele cita ainda que neste ano a produção de vinhos deverá ser excelente, com uma qualidade superior aos anos anteriores.

- Em relação ao grau brix, que é o teor de açúcar concentrado no grão da uva, ele estava acima do esperado. Posso dizer então que para este ano teremos excelentes vinhos, com uma qualidade muito superior ao que teve nos últimos dez anos – relata Ildomar.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Produção catarinense
Santa Catarina é o quarto produtor nacional de uva de mesa, com cerca de 50 mil toneladas anuais, atrás do Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo. A cultura envolve cerca de 2,2 mil agricultores familiares e uma área plantada de 3,5 mil hectares. O Alto Vale do Rio do Peixe responde a 60% da produção estadual. Segundo a Epagri/Cepa, a viticultura está presente em mais de 73% dos municípios catarinenses.

Em Santa Catarina, predomina a produção de vinhos de mesa e sucos, mas nos últimos anos houve incremento na produção de vinhos finos e espumantes, o que acompanha a evolução de consumo em todo o País. Verifica-se, ainda, importante aumento na produção de suco de uva.

Por Sanny Borges


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar