WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Saúde - 24 Abr 2017 15:39

Mais de 1.500 pessoas são vacinas na primeira semana de campanha

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 36
Mais de 1.500 pessoas são vacinas na primeira semana de campanha 580 idosos foram vacinados nessa primeira semana de campanha (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Nesta segunda-feira (24) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza completa uma semana. Nesses primeiros sete dias a prioridade era vacinar os grupos considerados mais críticos, que são os idosos e doentes crônicos. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, nessa primeira semana foram vacinadas mais de 1.500 pessoas, sendo destes 580 idosos.

A partir dessa semana a vacinação está aberta para todos que se encaixam nos grupos para receber a vacina de forma gratuita. A coordenadora comenta que não houve falta de vacina e que até o momento a movimentação segue normal, com formação de pequenas filas ao longo do dia.

- As filas estão se formando, mas ninguém fica mais do que 10 minutos esperando. Estamos conseguindo ter agilidade com as três salas que temos disponíveis para vacina aqui no Hélio Ortiz. Além das vacinas da gripe, continuamos com a aplicação das vacinas de rotina – explica Caroline.

Em Xanxerê a meta é vacinar 12.562 pessoas até o dia 26 de maio, último dia da campanha. A expectativa é vacinar, gratuitamente, pelo menos 90% do público-alvo. Para quem for receber a vacina é necessário apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS e, para os doentes crônicos uma prescrição médica.

Durante os dias da semana, dois pontos estão disponíveis para que ocorra a vacinação: na sala central do posto Hélio Ortiz e no CAIC. Os horários de atendimento serão das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. No “Dia D”, marcado para o dia 13 de maio, seis locais estarão recebendo as pessoas: sala central, CAIC, Vila Sésamo, Esportes, Castelo Branco e Nossa Senhora de Lourdes, das 8h às 17h sem fechar ao meio dia.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS
- Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
- Idosos (a partir de 60 anos)
- Profissionais da saúde
- Povos indígenas
- Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
- Professores de escolas públicas ou privadas

Três subtipos
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar