INVESTIMENTOS, FINANCIAMENTOS E POUPANÇA. - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Economia & Negócios
Visualizações: 308

INVESTIMENTOS, FINANCIAMENTOS E POUPANÇA.

Geral - Negócios - 17/10/2019

 

Entre os muitos desejos de consumo dos brasileiros estão viagem, casa própria, eletrônicos de última geração e automóveis. Este último, o automóvel “carro novo” é um dos mais cobiçados e desejados.

Uns precisam para o trabalho, a exemplo de representantes comerciais, outros só para uso e deslocamentos pequenos na cidade e região (pegar filho na escola, supermercado) e outros é para ostentar mesmo (status) que ainda entre os brasileiros o carro é visto desta forma.   

Visto as grandes ofertas e diversidades de marcas e modelos que o mercado oferece, as financeiras e bancos acompanham esse grande movimento que é enorme. No último mês segundo dados da Agencia Brasil de São Paulo, houve crescimento de 3,5% no número de financiamentos somente de Pessoas físicas.

O total de contratos de financiamentos passou de 620.337 para 642.003. Os números fazem parte de um levantamento inédito da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) com as cinco principais instituições bancarias que operam este segmento e representam 75% do mercado brasileiro.

Diversas são as opções de financiar e taxas que aparecem no mercado para veículos. Sem falar que o segmento de seguros acompanha, pois é exigência de carro alienado (financiado) ter seguro.

O que fazer então? Financiar? Poupar e esperar? 

Vou fazer um quadro comparativo entre financiar e poupar. Usando como exemplo um veículo no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em um prazo de 24 meses, tanto para financiar quanto para poupar. A taxa a ser usada no exemplo é de 1% ao mês para financiar e 0,6% para aplicar (poupar).


Tipo de operação            Taxa               Prazo               Parcela                   Total
Financiar                          1%                   24                 2.330,37              55.928,88
Aplicar                             0.6%                 24                 1.931,57              46.357,68
                                                                                                            Diferença -9.571,20


Em apenas 24 (vinte e quatro) meses já temos uma bela diferença de aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais), imagina em veículos de maior valor e buscando uma aplicação mais rentável no mercado.

A grande verdade é que nós não temos a educação financeira de poupar.

Mas o financiamento pode ser a única alternativa para alguns casos. Basta que seja analisado com calma e sem precipitações, pois a poupança mostra-se sempre mais vantajosa, sem falar com o poder de compra que você teria comprando avista. Porque quando financia geralmente paga preço cheio.

E poupando como mostra quadro acima, você tem parcela bem menor e no final dos 24 meses terá o montante de 50 mil para adquirir.

Não é fácil, conter-se frente as grandes ofertas e agressividade deste mercado de veículos automotores, então tente não ficar “cego” na hora de fechar o negócio e faça bem as contas e avalie a real necessidade de ter o carro já. Pode esperar mais um tempo?


Faça bem as contas e bons negócios,

Boa semana.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Economia & Negócios
ALEXANDRE TONINI - Graduado em Economia e com MBA em Gestão de Projetos e Programas. Consultor SEBRAE, Ex-Analista Bancário, com experiência administrativa em setor público e privado.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar